Carregando..

PUCPR é sede do Encontro Regional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação

Evento, que começa nesta quinta-feira (5), reúne representantes de cerca de 50 universidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

Nesta quinta (5) e sexta-feira (6) o Paraná recebe o Encontro de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Sul (Foprop). O evento é organizado pelo Fórum de mesmo nome, que tem como coordenador regional o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Sergio Scheer. Será realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com o tema “Estratégias Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação”. O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Álvaro Toubes Prata, abre o evento com palestra sobre “Estratégias Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação”, que começa às 18h30.

O FOPROP acontece três vezes ao ano e reúne pró-reitores e diretores de pesquisa e pós-graduação de universidades federais, estaduais, comunitárias e particulares do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ao todo, são cerca de 50 universidades. Nestas ocasiões, os participantes promovem reuniões e alinham pontos de interesse, discutem problemas comuns da área, fazem sugestões de novos projetos.

Como resultado, elaboram documentos e demandas que são levadas para o Encontro Nacional, que acontece uma vez ao ano. Em um dos encontros regionais, por exemplo, foi elaborada proposta que requisitava mais bolsas de pesquisa em instituições do interior do Paraná. A solicitação foi encaminhada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e gerou mudanças na política de distribuição de bolsas no país.

O foco principal de discussão na reunião de julho será a importância da aproximação do setor produtivo e da universidade para o desenvolvimento social justo. Nas discussões, o objetivo é apontar caminhos para estreitar esta relação, sempre buscando abordar como o Governo, a Academia e as Empresas podem contribuir.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCPR, Waldemiro Gremski, este processo é mais complexo do que a universidade atender às demandas do mercado por meio de pesquisas científicas. “A preocupação da universidade deve ser a de propor caminhos para o desenvolvimento sustentável, que é o equilíbrio entre o desenvolvimento social, econômico e ambiental”, explicou.

Programação – a abertura do encontro será no dia 5 de julho (quinta-feira), às 18h. Terá a participação do reitor da PUCPR, Clemente Ivo Juliatto, do presidente do Diretório Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (Foprop), Hélio Hey, o coordenador da regional sul do Foprop, Sergio Scheer, e os coordenadores de cada Estado do Foprop.

Na sexta-feira (6), a partir das 9h, acontecem as reuniões dos fóruns estaduais. Às 10h30 será a mesa de debates com o tema “Estratégias Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação”. Os convidados são o presidente da Fundação Araucária, Paulo Broffman, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Cleber Prodanov, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig), Mario Neto Borges, e o diretor de Desenvolvimento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) Roberto Vermulm).

Publicado em: 25/06/2012Página Anterior