Carregando..

Professores da PUCPR participam do Fórum de Sustentabilidade Corporativa Rio + 20

Objetivo foi participar de debates sobre os desafios para a construção de cidades sustentáveis

O coordenador do curso de Engenharia Civil, Joel Krüger, a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da PUCPR, Fabiana Andreoli, e o diretor de Pós-Graduação da mesma Universidade, Natan Mendes, participaram neste final de semana, no Rio de Janeiro, do Fórum de Sustentabilidade Corporativa Rio + 20. O evento é promovido pelo Pacto Global das Nações Unidas, em parceria com o Secretariado da ONU para a Rio + 20, o Sistema ONU e a Rede Brasileira do Pacto Global.

Krüger, que também preside o CREA-PR, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, foi um dos debatedores do painel Cidades Sustentáveis: Desafios Globais, Soluções Locais. A abordagem foi sobre as ações do Conselho dentro do programa Agenda Parlamentar, voltadas à proposição de políticas públicas e contribuição dos profissionais das áreas tecnológicas e entidades de classe para projetos de lei voltados ao desenvolvimento dos municípios paranaenses.

A apresentação fez parte do painel que abordou a Aliança Nosso Paraná Sustentável, apresentado por Eduardo Manoel Araújo, coordenador da Secretaria Regional do Programa Cidades do Pacto Global, e que reúne organizações comprometidas em trabalhar com a construção de cidades e um Estado sustentável em todas as áreas - ecológica, econômica, política e cultural.

O painel teve a mediação de Paul James, diretor do Programa Cidades Sustentáveis do Pacto Global. Também participaram do debate Mounir Chaowiche, presidente da Companhia de Habitação do Paraná; Jorge Miguel Samek, diretor geral brasileiro da ITAIPU Binacional; Padre José Aparecido Pinto, presidente da Ação Social do Paraná; e Lidia Mizote, de Campo Mourão.

“Foi extremamente importante e válida a participação do CREA-PR no evento e também como integrante da Aliança Paraná Sustentável, que visa ao fortalecimento das ações conjuntas em prol da melhoria da qualidade de vida dos paranaenses”, diz.

Temática – Krüger abordou os EBDRs-Estudos de Desenvolvimento Regional, fruto do programa Agenda Parlamentar, desempenhado pelo Conselho em parceria com as entidades de classe paranaenses para colaborar com a gestão pública a partir do conhecimento técnico de seus profissionais.

Na pauta, ainda, os EBDMs- Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal, novo processo criado pelo Conselho que faz conexão direta com as Cidades Sustentáveis e contempla propostas de melhorias para os municípios como por exemplo em mobilidade urbana, saneamento, lixo, estradas rurais, acessibilidade, arborização urbana, inspeção predial, dentre outras.

Segundo Krüger, a iniciativa do CREA foi muito bem avaliada pelas organizações presentes pelo poder de articulação com todos os agentes. “Sejam públicos, privados ou representantes da sociedade civil, todos os públicos estão envolvidos com o trabalho e as propostas apresentadas aos gestores municipais”, diz.
Entre as metas firmadas junto ao programa o CREA-PR desenvolverá 72 EBDMs – Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal e trabalhará para a participação de mais de 2 mil pessoas nas ações da Agenda Parlamentar.

O fórum, que será realizado até segunda-feira no Hotel Windsor, fortalece as contribuições da comunidade empresarial para o desenvolvimento sustentável global, por meio da busca pelas práticas empresariais responsáveis de grande escala, da difusão das inovações sustentáveis e do estímulo por uma colaboração entre diversos atores da sociedade: empresas, governos, sociedade civil e ONU.

Publicado em: 18/06/2012Página Anterior