Carregando..

PUCPR firma parceria com empresa de desenvolvimento de produtos TECPRON

Contrato de cooperação prevê desenvolvimento de projetos em conjunto com a Universidade

PUCPR, TECPRON, Tecnoparque, Agência PUCA TECPRON, empresa que atua há 19 anos na área de desenvolvimento de produtos utilizando softwares de modelagem, cálculo estrutural e simulação, é a mais nova parceria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). No dia 12 de junho foi assinado o contrato de cooperação entre a empresa e a Universidade. A TECPRON passa a ter o seu Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento instalado no PUCPR Tecnoparque, unidade da Agência PUC de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Durante a assinatura do contrato, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCPR Waldemiro Gremski frisou a importância dessas parcerias para a Universidade. “Nós (Brasil) temos vocação para produzir ciência. Estamos em 12º lugar no ranking mundial de produção científica altamente qualificada. Mas fazemos muito pouco com essa ciência, não a transformamos em bem-estar. Queremos que nosso pesquisador não só crie ciência, mas transforme o que é descoberto em inovação. Queremos que sejam nossos parceiros na formação do nosso pessoal, que interajam com nossos alunos da graduação e pós-graduação”.

O Diretor da Agência PUC, Prof. Luiz Márcio Spinosa, acrescentou que “o papel da Agência e a razão de existir do Tecnoparque são de propiciar condições mais favoráveis para interação das empresas com a comunidade acadêmica. Isto ocorre pela implementação de uma política de melhoria contínua da qualidade do nosso ensino e pesquisa, pelo viés da inovação tecnológica e de negócios. No caso específico da parceria com a TECPRON, o papel dos Núcleos de Engenharia e de Tecnologia da Informação da Agência PUC na Escola Politécnica, coordenados pelos professores Pablo Deivid Valle e Joselaine Valaski, será fundamental”.

Para o presidente da TECPRON, Devanir Campos, a parceria significa uma mudança de maturidade da empresa, que agora fica em patamar diferenciado. “Vamos trazer as demandas do mercado para a academia e já podemos começar com o lançamento de produtos incrementais. Temos, por exemplo, dois softwares patenteados que serviam bem para nossas necessidades, mas que podem e devem ser aprimorados com o trabalho que será desenvolvido no Tecnoparque”, exemplifica e completa “me sinto muito honrado e orgulhoso por esta parceria. A PUCPR tem um significado muito grande para nossa empresa e para a sociedade. O profissional formado pela PUCPR tem competência técnica, mas acima de tudo se forma como uma pessoa íntegra”.

Estiveram presentes na celebração da parceria o decano da Escola Politécnica da PUCPR, Vidal Martins; o coordenador do Núcleo de Engenharias da PUCPR, Pablo Deivid Valle; Mauro Nagashima, da Agência PUC; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da PUCPR , Fred Lacerda Amorim;  e demais representantes da TECPRON.

Publicado em: 15/06/2012Página Anterior