Coordenador do curso de Engenharia Civil da PUCPR ministra aula magna na UNOESC

Joel Krüger aborda o tema “O Mercado de Trabalho e o Futuro da Engenharia Civil” no evento que acontece dia 13 de junho às 19h

O coordenador do curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica PUCPR, Joel Krüger, ministra quarta-feira (13), às 19h, aula magna para alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus São Miguel do Oeste (UNOESC).

Sobre o tema “O Mercado de Trabalho e o Futuro da Engenharia Civil”, Krüger abordará a importância dos profissionais das áreas tecnológicas para o desenvolvimento do país e as oportunidades crescentes de trabalho criadas com programas federais como Programa de Aceleração de Crescimento, Copa 2014 e Minha Casa Minha Vida.

Segundo Krüger, que também preside o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do

Paraná), o Brasil vai precisar até 2020 de 560 mil a 1,16 milhão de engenheiros. "Essa demanda somente será atendida se 68% dos profissionais com diploma em 2020 atuarem em suas áreas específicas". Hoje, são apenas 38% exercendo essa ocupação. Segundo estimativas, o Brasil está entre os países do mundo que menos formam engenheiros, bem diferente da Rússia, que forma por ano 190 mil engenheiros, da Índia, que forma 220 mil e da China, que lança no mercado 650 mil engenheiros.

Joel Krüger abordará também medidas que precisam ser adotadas como a formação profissional com visão de futuro para competir em um mercado de mudanças rápidas, estímulo ao desenvolvimento de pesquisa e pós-graduação, produção científica e investimento em capacitação. "Os principais desafios são proporcionar uma formação de excelência, propugnar pelo exercício ético e responsável das profissões e o compromisso com a inovação e tecnologia", avalia.

Na opinião do coordenador, outro ponto que merece atenção é a necessidade urgente de regulamentação da atuação de profissionais estrangeiros no Brasil. “Da mesma forma a importância da discussão do mercado de trabalho para os profissionais brasileiros em outros países”, avalia. De acordo com Krüger esta é uma preocupação do Sistema CONFEA/CREA que tem feito debatido a questão juntamente com o governo federal.

Publicado em: 13/06/2012Página Anterior