Evento de conscientização sobre o uso racional de medicamentos foi promovido por alunos do curso de Farmácia

A ação, realizada no dia 4 de maio, comemorou o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Ação de conscientização ao uso racional de medicamentoOs alunos do curso de Farmácia da Escola de Saúde e Biociências da PUCPR, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF/PR) e outras universidades de Curitiba, promoveram, no dia 4 de maio, uma mobilização no calçadão da Rua XV de Novembro com o objetivo de informar e conscientizar a sociedade sobre os riscos da automedicação e suas implicações. A ação marcou o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

Houve distribuição de folders explicativos da profissão farmacêutica, uso correto de medicamentos, orientação quanto à data comemorativa e sobre o descarte correto de medicamentos vencidos, além de abordarem a correta higienização das mãos.

Alguns serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, também foram oferecidos gratuitamente à população. Participaram da ação 110 acadêmicos de Farmácia. Foram realizados 400 testes de glicemia e aproximadamente 2 mil pessoas passaram pelo atendimento para aferir a pressão. “Esta ação é uma ferramenta importante na busca pelo acesso a um serviço de saúde correto e adequado”, ressaltou a presidente do CRF-PR, Marisol Dominguez Muro.

A presidente ainda destacou que a questão sobre o uso racional de medicamentos vai além de uma conscientização sobre a automedicação. O assunto abrange desde o uso de plantas medicinais, políticas públicas, Sistema Único de Saúde, indústria farmacêutica, questões sociais, entre outras.

Publicado em: 24/05/2012Página Anterior