Coral Champagnat da PUCPR apresenta ‘Concertos na Capela’

Projeto pretende difundir e popularizar a música sacra com apresentações mensais na Capela Jesus Mestre. Toda última terça-feira do mês, às 18h

Historicamente as igrejas católicas sempre foram, além de um espaço para a reflexão da fé, polos difusores de cultura. Em todo mundo é comum haver um calendário de concertos nas igrejas, a exemplo da Catedral de Notre Dame, em Paris, onde juntamente com o folheto das missas, encontra-se agenda com programação musical. Para difundir a música sacra e consolidar a Paróquia Universitária Jesus Mestre como espaço cultural, o Coral Champagnat da PUCPR inicia este mês o projeto ‘Concertos na Capela’. Toda última terça-feira de cada mês, às 18h, o grupo apresenta uma seleção de música sacra com cerca de 20 minutos de duração. Na próxima terça-feira (29) as músicas são em homenagem a Nossa Senhora, em celebração ao Mês de Maria.

Para a maestrina do Coral Champagnat Rosemeri Paesi a Paróquia Universitária Jesus Mestre, mais conhecida como Capela da PUCPR, é um dos mais importantes espaços que a Universidade oferece para a comunidade universitária e externa. “A principal finalidade deste projeto é proporcionar aos ouvintes momentos agradáveis de reflexão através da música sacra e convidar o público que não conhece a capela, a frequentar o espaço”.

A proposta do Coral Champagnat é realizar uma apresentação breve, de aproximadamente 20 minutos, interpretando obras expressivas do vasto repertório de música sacra de autores brasileiros e estrangeiros, com uma rápida explanação a respeito da música.

Coral Champagnat Fundado em 1972, o Coral Champagnat é composto por alunos, professores e colaboradores da PUCPR, e também cantores da comunidade externa, entre alunos de canto lírico e cantores profissionais. O principal objetivo do grupo é a difusão da cultura por meio de apresentações musicais para públicos diversos. Atualmente o coral conta com 29 integrantes.

Publicado em: 22/05/2012Página Anterior