PUCPR

Sub Menu contents

Alunos da Escola de Saúde e Biociências e de Medicina da PUCPR se unem para resolver um estudo de caso clínico

Adolescentes do ensino médio ajudaram a resolver o caso com questões que envolviam matérias das disciplinas do colégio

O pró-reitor Acadêmico da PUCPR, Eduardo Damião, abriu a Missão SaúdeNesta terça-feira (5), das 8 às 12h, a Escola de Saúde e Biociências da PUCPR, com a participação da Escola de Medicina, promoveu a Missão Saúde. No evento, alunos dos cursos de Medicina, Farmácia, Biologia, Psicologia, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Gastronomia, Biotecnologia, Ciências Biológicas e Medicina apresentaram soluções para um estudo de caso clínico. A participação no evento será validada como horas complementares.

O problema, hipotético, a ser resolvido foi o de uma criança de 10 anos acometida pelo vírus coxsackievirus, que evolui para Insuficiência Cardíaca, necessitando de transplante. Cada curso formou grupos de cinco alunos que traçaram uma solução para o problema. Nesta quarta-feira, no ginásio de esportes da PUCPR, todos os grupos apresentaram as suas sugestões, de acordo com a contribuição que a sua área poderia propiciar ao paciente. Alunos do curso de Gastronomia da PUCPR apresentam solução para o caso clínico na Missão SaúdeO objetivo foi simular uma situação real, em que vários profissionais devem atuar juntos para resolver integralmente um caso.

Todos os alunos receberam orientação do Núcleo de Excelência Pedagógica (NEP) da Escola de Saúde e Biociências e contaram com professores tutores.  

Oportunidade – alunos do ensino médio dos colégios Santa Maria, Dom Bosco e Paranaense, de Curitiba, também tiveram a oportunidade de dar sugestões para tentar resolver o problema. Eles participaram da atividade respondendo a questões menos complexas, mas que ainda possuiam uma relação com o case destinado aos universitários. Cada instituição recebeu uma questão específica e, orientados por professores dos colégios, da PUCPR e também de acadêmicos da Universidade, cada colégio formou grupos de cinco alunos que apresentaram as suas respectivas soluções. Com a atividade, os adolescentes puderam conhecer o ambiente universitário e também tirar dúvidas em relação à escolha da carreira.  

Representantes de cada curso da Escola de Saúde e Biociências com o decano da Escola, Sérgio Surugi






Publicado em: 17/05/2012Página Anterior



Notícias Relacionadas:

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba