PUCPR

Sub Menu contents

Hino da PUCPR

O Hino

O Hino da Universidade foi composto em 1973, com letra de Geraldo Mattos e música do Irmão Ático Rubini. Foi apresentado publicamente, pela primeira vez, em solenidade de homenagem ao então Reitor Dom Jerônimo Mazzarotto.

Os Símbolos

Quando da fundação da Universidade, em 1959, o brasão adotado incluía um retângulo, representando um livro, ao qual se sobrepunha uma cruz, signo da integração entre Fé e Ciência que marca a identidade das universidades católicas. Posteriormente, a idéia de livro ficou ainda mais explícita, ao ser adotada uma forma semi-dobrada.


Tendo recebido o título de Pontifícia, em 1985, a Universidade Católica do Paraná incluiu em seu símbolo o emblema da Santa Sé. A concepção da logomarca é do Arquiteto Manoel Coelho.

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná tem envidado esforços para tornar cada vez mais explícita e conhecida sua missão institucional. Com isso, adotou em seu brasão o lema SCIENTIA, VITA ET FIDES, cuja tradução é: "Ciência, vida e fé". São três conceitos fundamentais que iluminam a PUCPR enquanto instituição universitária de orientação católica, pontifícia e marista.

Desse modo, torna-se ainda mais clara a necessidade de que, nas iniciativas e ações próprias da PUCPR, haja perfeita integração entre os âmbitos do conhecimento científico, da promoção da vida e do cultivo da fé. A adoção do lema no brasão da PUCPR foi aprovado em sessão do Conselho Universitário pela Resolução n.° 139/2010, de 8 de dezembro de 2010.

 

 

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba