PUCPR

Sub Menu contents

Cinquentenário de fundação - 1959-2009

Painel do Cinquentenário

O painel que ilustra esta página foi inaugurado no dia 14 de março de 2009, na celebração do Cinquentenário de fundação da PUCPR - 1959-2009, no Câmpus Curitiba. De autoria do artista plástico e ex-Reitor, Professor Euro Brandão, e execução de Adoaldo Lenzi, o painel representa os diversos campos do conhecimento. 

Para a cerimônia de inauguração do painel, a PUCPR contou com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Badisseri, do Grão-Chanceler da PUCPR, Dom Moacyr José Vitti, do Arcebispo Emérito Dom Pedro Fedalto, do Superior Geral dos Irmãos Maristas, Irmão Seán Dominic Sammon, do Provincial da Província Marista Brasil Centro Sul, Irmão Dávide Pedri, do Magnífico Reitor da PUCPR, Professor Clemente Ivo Juliatto, do Vice-Governador do Estado do Paraná, Orlando Pessuti, dentre outras autoridades universitárias e políticas, e amigos da PUCPR.

Selo Comemorativo

Nas palavras do Reitor, Professor Clemente Ivo Juliatto, por ocasião do lançamento do Selo Comemorativo, "a Pontifícia Universidade Católica do Paraná sente-se honrada por estampar a sua marca na história da Educação Superior de Curitiba, do Estado do Paraná e do Brasil. Na celebração de seu cinquentenário de fundação - 1959-2009 -, evidenciam-se ainda mais os traços desta marca, assentados no compromisso com a sintonia social, a solidariedade e a excelência na formação integral de seus estudantes.

Com sede em Curitiba, sua presença educativa também se estende às cidades de Londrina, Maringá, São José dos Pinhais e Toledo. A verdadeira riqueza e o potencial formativo da PUCPR estão em sua comunidade educativa: os professores altamente qualificados e em contínuo processo de atualização, os colaboradores e gestores comprometidos com a missão da Instituição, e os estudantes, razão de ser da PUCPR.

A missão institucional da PUCPR norteia seus caminhos, a partir de uma concepção cristã e Marista da educação. Este é o principal selo de sua identidade. Deste princípio orientador brotam suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, cujos principais destinatários são os jovens estudantes, futuros líderes da sociedade, educados de modo a aliar a formação profissional ao compromisso ético. Assim se resume o seu firme propósito de oferecer serviços qualificados à sociedade".

O Selo Personalizado e o Carimbo Comemorativo aos 50 anos da PUCPR foi lançado no dia 17 de março de 2009, na Biblioteca Central da Universidade, com a presença do Reitor, Professor Clemente Ivo Juliatto e do Diretor Regional dos Correios do Paraná, Itamar Ribeiro.


No ano de seu Cinquentenário, a PUCPR teve muito a comemorar. Para isso, foram realizadas inúmeras celebrações que marcaram a data, dentre elas houve Plantio de Árvores de espécies nativas do Paraná, inaugurações, eventos culturais, outorga de títulos de Doutor Honoris Causa, entre outras. A PUCPR também foi homenageada pela Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, Câmara Municipal de Curitiba, de São José dos Pinhais e de Maringá.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba