PUCPR

Sub Menu contents

Apresentação

Um Estado, uma empresa, uma instituição e mesmo um indivíduo sentem necessidade de conhecer e preservar sua história, a fim de firmar sua identidade e estabelecer metas e objetivos para sua trajetória futura.  Para a PUCPR não é diferente.

A PUCPR foi fundada em 14 de março de 1959, embora a história das instituições e faculdades que passaram a compô-la é mais antiga. Pode-se situar o início dessa história da Instituição em 1929, quando da fundação do Círculo de Estudos Bandeirantes: tratava-se de uma instituição cultural que reunia intelectuais católicos da época. Em 1944, foi fundada a Escola de Serviço Social do Paraná e, em 1950, a Faculdade Católica de Filosofia de Curitiba. Em 1953, criou-se a Escola de Enfermagem Madre Léonie e, finalmente, em 1956, surgiram a Faculdade Católica de Direito do Paraná e a Faculdade de Ciências Médicas.

A importante e rica memória destes estágios iniciais da PUCPR deve ser preservada, não só a partir de 1959, mas desde os tempos mais remotos de 1929. Tal memória é, sem dúvida, uma forma de resgate histórico e cultural que revela, acima de tudo, o empenho e o comprometimento das instituições católicas de Curitiba e do Paraná com a educação superior, a formação das novas gerações, a pesquisa científica e a construção da cidadania.

Contar esta história, preservá-la e garimpar suas riquezas é a tarefa do Centro de Memória da PUCPR.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba