PUCPR

Sub Menu contents

Preparando-se para o seu Intercâmbio

Para os programas de longa duração, isto é, aqueles de um (01) ou mais semestres, aconselhamos que nossos alunos comecem a se preparar com seis (6) meses a um (1) ano de antecedência, especialmente para o Programa de Intercâmbio em que as inscrições ocorrem aproximadamente 8 meses antes da partida. A preparação para a experiência internacional requer um planejamento nos seguintes níveis: organizacional, financeiro, acadêmico, emocional e linguístico.

Preparação Organizacional: Os alunos terão que se informar das questões relacionadas à inscrição no programa de intercâmbio, bolsa ou edital, os documentos exigidos e datas importantes como o encerramento das inscrições, da entrega de documentação, realização dos testes de idiomas, pagamento de boleto de inscrição, etc. Os alunos também terão que se informar sobre as questões para a emissão do visto, opções de acomodação no lugar de destino, seguro de saúde e outras questões de ordem prática.

Preparação Financeira: Uma pesquisa sobre o custo de vida no país de destino é fundamental para que o aluno possa se programar financeiramente, algumas vezes, os materiais informativos de pré-partida das universidades contêm informações relacionadas a custos. No programa de intercâmbio regular, os alunos não pagarão a mensalidade da PUCPR nem a mensalidade da universidade parceira, porém terão custos com a taxa de inscrição para o intercâmbio de R$80,00, acomodação, passagem aérea, visto, alimentação, teste de idioma como o TOEFL (quando aplicável), compra de livros, materiais escolares específicos para certas áreas, fotocópias, entre outros. Na experiência dos nossos alunos EU$900 mensais são suficientes para se manterem na Europa e uma média de USD/AUD/£1000 em países de língua inglesa. Salvos os bolsistas integrais no exterior, os bolsistas parciais precisarão aproximadamente de 50% a mais do valor da bolsa para se manterem no exterior.

Preparação Acadêmica: Durante a fase de escolha da universidade, é muito importante que os alunos investiguem os cursos oferecidos pelas universidades parceiras ou participantes em programas de bolsas de estudos e suas grades curriculares para que eles possam escolher uma seleção de matérias relevantes para o seu crescimento acadêmico. Todos os alunos participantes do processo de intercâmbio devem discutir o seu plano de estudos no exterior com o seu coordenador de curso. O plano de estudos é fundamental para que o aluno já possa prever quais as matérias que poderão ser validadas no seu retorno. Também, é possível decidir com o coordenador a possibilidade de um estágio no exterior.

Preparação Emocional: É muito importante que os alunos tenham o apoio dos seus pais e amigos, colaboradores da universidade de origem e universidade de destino, pois o aluno passará muitas datas importantes longe da família e amigos, uma preparação psicológica nesse sentido é muito importante. Os alunos com alguma dificuldade emocional ou transtorno já diagnosticado por profissionais da área devem ser particularmente cuidadosos. Uma conversa com seu com seu psicólogo ou médico sobre a continuidade do tratamento e do uso de medicação, quando recomendada, é fundamental para assegurar a estabilidade emocional do aluno no exterior. A adequada orientação profissional pode reduzir a ocorrência de problemas de adaptação e preparar os alunos para situações emergenciais.

Preparação Linguística: O teste de língua do país de destino é parte do processo seletivo para participação no intercâmbio. Os testes de espanhol, francês, italiano e alemão são organizados pela área de Mobilidade da DRI e realizados na PUCPR, sempre um semestre antes da saída do aluno. Alunos dos câmpus fora de Curitiba precisam participar dos testes que também são organizados pelo nosso escritório em Curitiba e implementados pelos AGIs (lista dos AGIs na página 2) em seus respectivos câmpus. Todos os testes avaliam as quatro competências linguísticas: expressão oral (entrevista) expressão escrita (composição de um texto: tipo e tema variam de acordo com a prova) compreensão oral (compreensão de conversas, emissões de rádio, etc.) e compreensão escrita (compreensão de textos)

• A PUCPR segue a classificação do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas e a tabela abaixo mostra o nível linguístico exigido para entrada no intercâmbio em cada idioma.

Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas

A Falante básico

A1 Iniciante

A2 Básico

 

B Falante independente

B1 Intermediário

B2 Usuário independente

Níveis exigidos para o intercâmbio (B1-B2)

C Falante proficiente

C1 Proficiência operativa eficaz

C2 Domínio pleno

 

 

Testes de Língua Inglesa: fazem parte da documentação exigida por algumas universidades para comprovação linguística para a participação de alunos estrangeiros em programas acadêmicos. Os certificados dos testes mais pedidos são: o TOEFL (IBT) ou o IELTS para universidades de língua inglesa e/ou de currículo de língua inglesa.

TOEFL: A PUCPR é o centro oficial aplicador do teste em Curitiba. Informações e inscrições no site www.toefl.org. O teste deverá ser agendado online e realizado na PUCPR ou em um dos centros aplicadores no site: http://www.ets.org/pt/toefl/.

TOEIC: Deve ser agendado e realizado nas escolas autorizadas.

IELTS: É administrado pelo British Council e não pode ser realizado na PUCPR, apenas em centros aplicadores:

http://www.britishcouncil.org/br/brasil-exames-nossos-exames-ielts.htm.

*Como há uma grande demanda, aconselhamos todos os alunos que agendem os testes com bastante antecedência.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba