PUCPR

Sub Menu contents

Intercâmbio de Pós-Graduação (Lato e Stricto Sensu)

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PARA ESPECIALIZAÇÃO:

Os programas de intercâmbio para especialização da PUCPR são de curta duração, organizados pelos próprios cursos com suporte da Diretoria de Relações Internacionais. Para conhecer estas possibilidades converse com o professor coordenador do seu programa de pós-graduação.


PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PARA MESTRADO
PREPARAÇÃO: 8 a 12 meses antes da data de partida.

Os mestrandos da PUCPR têm a possibilidade de realizar a própria pesquisa, ou parte dela, em uma instituição parceira da PUCPR. O local e a duração da experiência no exterior têm que ser planejados junto com o Professor orientador do programa de Mestrado e aprovados pela Diretoria de Relações Internacionais da PUCPR.

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PARA DOUTORADO
PREPARAÇÃO: 8 a 12 meses antes da data de partida.

Os doutorandos da PUCPR têm a possibilidade de realizar créditos e a própria pesquisa, ou parte dela, em uma instituição parceira da PUCPR. O local e a duração da experiência no exterior têm que ser planejados junto com o Professor orientador do programa de doutorado e aprovados pela Diretoria de Relações Internacionais da PUCPR.


PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PARA DOUTORADO EM COTUTELA
PREPARAÇÃO: negociar a cotutela antes de finalizar o primeiro ano de doutorado.

Os doutorandos da PUCPR têm a possibilidade de realizar um doutorado em cotutela com instituições parceiras. Esta possibiliade prevê a emissão de dois (2) diplomas de Doutor, um pela PUCPR e o outro pela instituição parceira. Os doutorandos que decidem participar de um doutorado em cotutela têm a possibilidade de realizar créditos e a própria pesquisa, ou parte dela, em uma instituição parceira da PUCPR. O local e duração da experiência no exterior têm que ser planejados junto com o Professor orientador do programa de doutorado e aprovados pela Diretoria de Relações Internacionais da PUCPR.


INTERCÂMBIO PARA DOCENTES DE POS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU:

Os professores de Pós-Graduação da PUCPR têm a possibilidade de realizar períodos de intercâmbio em instituições parceiras e não-parceiras. Para realizar atividades de ensino e/ou pesquisa no exterior, é preciso que o Professor Coordenador do curso e Decano da Escola aceitem o projeto de intercâmbio.


Mais informações: Patricia Andrade - postgraduate@pucpr.br

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba