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Sobre a CPA

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Composição da CPA
Cronograma de atividades de 2016
Regulamento da CPA da PUCPR

Relatórios

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Relatório de Autoavaliação 2016

Legislação

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Decreto 5.773/2006
Instrumento de Avaliação Externa
Lei 10.861/2004
Nota Técnica 065/2014
Portaria Normativa 23/2010 MEC
Portaria normativa 40/2007

Comissão Própria de Avaliação - CPA

O que é a Comissão Própria de Avaliação (CPA)?

Trata-se de uma comissão autônoma, nomeada pelo Reitor, destinada a conduzir os processos de avaliação interna da PUCPR. De acordo com o Art. 11 da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, que instituiu no Brasil o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), toda instituição de ensino superior deve constituir sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), por ato do dirigente máximo da instituição, ou por previsão do próprio estatuto ou regimento. A CPA terá como principal atribuição a condução dos processos de avaliação interna e a prestação das informações solicitadas pelo Ministério da Educação.

Quais são as atividades da CPA?

A CPA tem como reponsabilidade a apresentação dos resultados do processo de avaliação interna da instituição na forma de um Relatório de Autoavaliação, que compõe o primeiro do conjunto de instrumentos constitutivos do processo global de regulação e avaliação do SINAES. O Relatório de Autoavaliação, enviado anualmente ao MEC, subsidia a redação, pela administração da PUCPR, do Relato Institucional, documento que sintetiza historicamente os resultados das avaliações internas e as ações acadêmico-administrativas decorrentes. O grande desafio da CPA é produzir uma autoavaliação institucional de qualidade, que subsidie planos de ação para melhorias efetivas.

A autoavaliação institucional é realizada em nível estratégico, tendo como base as 10 dimensões do SINAES, agrupadas em cinco eixos pelo Instrumento de Avaliação Institucional Externa do MEC:

  1. Planejamento e avaliação institucional
  2. Desenvolvimento institucional
  3. Políticas acadêmicas
  4. Políticas de gestão
  5. Infraestrutura física

Também são atribuições da CPA: coordenar a aplicação dos instrumentos de avaliação institucional, produzir relatórios analíticos dos resultados, divulgar os resultados à comunidade acadêmica, acompanhar planos de ação oriundos desses e acompanhar as Comissões Externas de Avaliação designadas pelo MEC.

Como é composta a CPA?

Constituída com representação dos segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, a CPA da PUCPR, com regulamento aprovado pelo Conselho Universitário – CONSUN, é composta por nove membros, nomeados por ato do Reitor para um mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos.

 

                     Representante da Administração da Graduação

                        Daniele Lucy Lopes de Sehli – Presidente

                        Representantes do Corpo Docente

                        Anor Sganzerla (Curso de Filosofia)
                        Ézia Maria Corrradi (Curso de Enfermagem)
                        Silvana Taschek Hastreiter (Curso de Administração)
                        Henri Frederico Eberspächer (Curso Sistemas de Informação)

                    Representante do Corpo Discente

                        Maria Gabriela Scherner (Curso de Eng. Química)

                    Representante do Corpo Técnico-Administrativo

                        Priscila Fernanda Pressoto

                    Representantes da Comunidade Externa

                        Sueli Édi Rufini
                        Damiano Barbosa dos Anjos Junior

                    Representante do Grupo Marista

                        Alessandra Maia Rosas Hovorusko

                        

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