Carregando..

Banco de imagens

Inscrições abertas para o Prêmio FINEP de Inovação 2012

Carlos Ganem, coordenador nacional do Prêmio FINEP, estará na PUCPR nesta terça-feira (10), promovendo a premiação

A FINEP promove, nesta terça-feira (10), às 9h, no Câmpus Curitiba da PUCPR, um café da manhã para apresentar o Prêmio FINEP de Inovação 2012. Em 15 anos de existência, o Prêmio foi criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas, instituições sem fins lucrativos e inventores brasileiros, desenvolvidos no Brasil e já aplicados no País ou no exterior. As inscrições vão até 16 de agosto. Confira o regulamento.

Em 2012, o Prêmio traz uma série de mudanças. A principal delas é que a premiação será feita em dinheiro: serão disponibilizados de R$ 100 mil a R$ 600 mil para os primeiros colocados regionais e nacionais de cada categoria, totalizando cerca de R$ 9 milhões. Até 2011, a FINEP concedia aos vencedores recursos não reembolsáveis, cuja liberação ficava condicionada à apresentação de um projeto de ciência, tecnologia e inovação.

Outra novidade é que o Prêmio passa a contar com mais duas categorias direcionadas a empresas: Tecnologia Assistiva e Inovação Sustentável. A primeira contempla produtos e processos que promovam a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida. Já a Inovação Sustentável reconhece iniciativas onde a sustentabilidade tenha sido integrada ao sistema de pesquisa, desenvolvimento e comercialização, pelo viés financeiro, social  e ambiental.

As novas categorias se juntam às sete já existentes: Micro e Pequena Empresa, Média Empresa, Grande Empresa (apenas na etapa nacional), Instituição de Ciência e Tecnologia, Tecnologia Social, Inventor Inovador e Inovar Fundos, também restrita à etapa nacional e dividida em três subcategorias – Governança, Equipe e Operação.

Prêmio FINEP Jovem Inovador

Além do Prêmio tradicional, este ano a Financiadora lança a primeira edição Prêmio FINEP Jovem Inovador: estudantes de 14 a 18 anos de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 16 de agosto, com fotografias sobre energia sustentável. O objetivo é levar o conceito de inovação para as escolas e despertar o interesse dos mais jovens por tecnologia. O tema é uma homenagem à Rio+20 e ao ano de 2012, escolhido pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.

As fotos podem ser de paisagens, máquinas, pessoas, objetos, construções e instalações. A divulgação do Prêmio FINEP Jovem será realizada em parceria com secretarias de educação e instituições de ensino públicas e privadas. Cada participante pode concorrer com até três fotografias, que devem ser digitais e inéditas. O arquivo deve estar no formato JPEG ou TIFF, com no mínimo 500 KB e, no máximo, 5 MB. Um comitê de jurados da FINEP avaliará as fotos em até 120 dias após o término das inscrições. Os critérios serão a originalidade, a qualidade técnica e estética da foto, e a adequação ao tema proposto. Serão escolhidas as três melhores fotos de cada região do Brasil, e os fotógrafos serão homenageados com troféus em cerimônias de premiação. As fotografias classificadas em primeiro lugar na etapa regional concorrerão ao Prêmio Nacional. Os primeiros lugares de cada região receberão ainda um prêmio no valor de R$ 2,5 mil e o vencedor nacional, escolhido entre eles, recebe mais R$ 2,5 mil pela vitória geral na competição.

Notícia cadastrada em: 09/07/2012Página Anterior