PUCPR

Sub Menu contents
Carregando..

Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária

Medicina Veterinária - Câmpus Toledo

Vídeo do curso

Período

manhã - 5 anos

Informações gerais

A profissão

O veterinário é o profissional que faz o socorro e o acompanhamento clínico de animais, atua junto à saúde pública, desenvolve trabalhos sanitários, trabalha na indústria de rações e de medicamentos e na pesquisa visando a melhoria genética dos rebanhos. Nos dias atuais, deve ser comprometido não só com a evolução da sua profissão, mas também com vida do homem e o meio ambiente.

Mercado de trabalho

A profissão oferece muitos ramos de trabalho e o mercado está em expansão. As oportunidades para o médico veterinário nos grandes centros urbanos estão concentradas em clínicas e hospitais para pequenos animais e outras atividades como higiene e desinfecção da indústria de alimentos, indústria farmacêutica veterinária e tecnologia e inspeção de produtos de origem animal. No meio rural, a atividade do veterinário está associada à saúde pública e à produção, clínicas particulares e centros de tecnologia e administração rural. O profissional pode também trabalhar com ecologia, com pesquisas e perícia técnica em animais de competição.

Campos de atuação:

  • Produção e Reprodução Animal
  • Clínica Médica e Cirúrgica
  • Inspeção Animal
  • Bem-Estar Animal
  • Sanidade e Nutrição animal
  • Saúde Pública
  • Ensino Superior

O curso

O Curso de Medicina Veterinária da PUCPR tem como objetivo desenvolver os três grandes pilares da profissão, a saber: Clínica Médica e Cirúrgica, Medicina Veterinária Preventiva e Produção Animal e Agronegócio. O curso proporciona o desenvolvimento dos conhecimentos essenciais para identificação e resolução de problemas, raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações.

O Curso de Medicina Veterinária do Campus Toledo está voltado para a aprendizagem dos acadêmicos, com aulas teóricas e ainda aulas práticas no hospital veterinário, nos laboratórios e no campo. O corpo docente é formado de 90% de mestres e doutores.

Estruturas de apoio

Hospital Veterinário
O Hospital Veterinário da PUCPR Campus Toledo é um complexo com 4 prédios principais com uma área construída de 2.560 m², dividido em Clinica de Pequenos Animais, Clinica de Grandes Animais, Bloco Administrativo e Bloco de Apoio, além desses prédios ainda fazem parte: canil, área de serviços, estacionamento e área de pastagens.

Bloco de laboratórios
O bloco laboratórios possui uma área construída de 2.858,84 m² com quatro pavimentos comportando quinze laboratórios de formação básica e aplicada, um almoxarifado de reagentes químicos, uma secretaria administrativa e instalações sanitárias, o núcleo de vigilância controla a entrada e saída dos alunos dos laboratórios. Os acessos se dão através de escadarias e elevador.

Área de campo experimental
Com 60,5 ha. de área. Alocação de animais de produção com áreas de pastagem para bovinos, eqüinos e ovinos, subdivididos em piquetes, com pastagem predominante de tifton, plantio de milho para silagem e área de agricultura mecanizada.

Área de fragmento de mata secundaria de floresta tropical semi-decidual. Com 4 ha. de área.

CETAS - Centro de Triagem de Animais Selvagens.
Assinatura de termo de compromisso com IBAMA - GAB/IBAMA/PA nº 01/2008 21 de janeiro de 2008, para construção, implantação e Manutenção de um CETAS tipo "A", da DIFAP - IBAMA, para o primeiro semestre de 2009. Com área total prevista de 43.383 m2 .

Por que fazer Medicina Veterinária na PUCPR? 

O médico veterinário formado pela PUCPR deve possuir conhecimentos técnicos e legais nas áreas de clínica veterinária médica e cirúrgica, produção e reprodução animal, saúde pública, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal e biotecnologia animal. Além disso, esse profissional deve possuir conhecimentos gerias nas áreas de informática, administração e marketing para atuar em um mundo globalizado.

Para que o médico veterinário egresso da PUCPR exerça suas funções sociais de forma adequada, deve demonstrar habilidade para interpretar e analisar, de maneira crítica, dados e informações, aplicar os conhecimentos técnicos na identificação e solução de problemas relativos às suas áreas de atuação, observar e raciocinar de maneira lógica e conexa e expressar-se claramente.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba