PUCPR

Sub Menu contents
Carregando..

Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária

Medicina Veterinária - Curitiba e São José dos Pinhais

Contato

Coordenador: Pedro Vicente Michelotto Júnior
E-mail: medvet.sjp@pucpr.br
Telefone: (41) 3299-4423 (SJP)/ (41)3299-1400 (Curitiba)

Unidade Hospitalar para Animais de Companhia: (41) 3299-4361

Unidade Hospitalar para Equinos / Regimento Coronel Dulcídio: (41) 3315-2767

Fazenda Gralha Azul: (41) 3604-4739

Unidade Hospitalar para Animais de Fazenda: (41) 3604-4739

CETAS (Centro de Triagem para Animais Selvagens): (41) 3674-1141

Patronato Santo Antônio - Piscicultura: (41)3282-8028

Informativo

Informamos que para ingressantes a partir de 2013, o curso de Medicina Veterinária do câmpus São José dos Pinhais passou a ser ofertado predominantemente no câmpus Curitiba. Algumas aulas práticas poderão ocorrer no câmpus São José dos Pinhais e Fazenda Experimental Gralha Azul. As turmas em andamento no câmpus São José dos Pinhais não são afetadas. 

Informações gerais

A profissão
O veterinário é o profissional que faz o atendimento e o acompanhamento clínico de animais, atua junto à saúde pública, desenvolve trabalhos sanitários, trabalha na indústria de rações e de medicamentos e na pesquisa visando a melhoria genética dos rebanhos. Nos dias atuais, deve ser comprometido não só com a evolução da sua profissão, mas também com vida do homem e o meio ambiente.

Mercado de Trabalho

A profissão oferece muitos ramos de trabalho e o mercado está em expansão. As oportunidades para o médico veterinário nos grandes centros urbanos estão concentradas em clínicas e hospitais para pequenos animais e outras atividades como higiene e desinfecção da indústria de alimentos, indústria farmacêutica veterinária e tecnologia e inspeção de produtos de origem animal. No meio rural, a atividade do veterinário está associada à saúde pública e à produção, clínicas particulares e centros de tecnologia e administração rural. O profissional pode também trabalhar com ecologia, com pesquisas e perícia técnica em animais de competição.

 O Curso

O curso de Medicina Veterinária tem como objetivo atender as competências gerais de atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, assegurando a formação do profissional nas áreas específicas de atuação. Atende os três grandes pilares da profissão: Clínica Médica e Cirúrgica, Medicina Veterinária Preventiva e Produção Animal e Agronegócio.

Estruturas de apoio*

O curso de Medicina Veterinária conta com uma infra-estrutura modelo, com laboratórios bem equipados e um Hospital Veterinário que é constituído por três unidades: Unidade Hospitalar para Animais de Companhia, situada no Câmpus São José dos Pinhais; Unidade Hospitalar para Animais de Fazenda, situada na Fazenda Experimental Gralha Azul, no município de Fazenda Rio Grande; e Unidade Hospitalar de Eqüinos, localizada em Curitiba, no Regimento Cel. Dulcídio. Ainda conta com o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), localizados no município de Tijucas do Sul.

Por que fazer Medicina Veterinária na PUCPR? 

O curso proporciona o desenvolvimento dos conhecimentos essenciais para a identificação e a resolução de problemas, do raciocínio lógico, da observação, da interpretação e da análise de dados e informações. Capacita plenamente os futuros médicos veterinários para atuar nas diferentes áreas da profissão.

 

* Para ingressantes a partir de 2013, os cursos do Câmpus SJP são ofertados predominantemente no Câmpus Curitiba. Algumas aulas práticas poderão ocorrer no Câmpus São José dos Pinhais e Fazenda Experimental Gralha Azul, com transporte disponibilizado aos alunos sem custo integral.

 


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba