PUCPR

Sub Menu contents

Escola de Negócios

Turismo - Câmpus Curitiba

Vídeo do curso

  

Período

Noite - 3 anos

Informações gerais

A Profissão

O Bacharel em Turismo é um profissional cujas competências estão pautadas na criatividade, na capacidade de planejamento estratégico e no caráter empreendedor, conhecendo a realidade socioeconômica e cultural em nível regional, nacional e global. Deste modo,  capacitado para atuar na Gestão e Planejamento do Turismo nos seus diversificados ambientes de atuação como Meios de Hospedagem; Agenciamento e Transportes; Administração de Eventos; Turismo Sustentável, além de setores em expansão da indústria da hospitalidade como: Gastronomia, Cruzeiros Marítimos, Hotelaria Hospitalar, SPAS, Consultorias Turística e Hoteleira e Órgãos Públicos de Turismo. 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho do Bacharel em Turismo contempla um campo diversificado de atuação envolvendo as áreas Hospitalidade e Lazer, Gestão de Empresas Turísticas, Planejamento e Organização do Turismo e Planejamento e Gestão de Eventos. Neste sentido, o desenvolvimento acadêmico contribuirá para: assumir cargos de gestão e assessoria, consultoria e empreendedorismo, bem como atuar como agente multiplicador em ações de organização turística de destinos compatíveis aos princípios de sustentabilidade.

O Curso

O curso de Turismo da PUCPR está organizado numa matriz curricular de 03 anos de modo a proporcionar uma formação integral, a qual ultrapassa o desenvolvimento de competências profissionais  ao incluir disciplinas institucionais que contemplam a reflexão e a construção de um cidadão crítico e transformador da sociedade. Para tanto são realizadas diversas atividades acadêmcias interrelacionando as disciplinas de maneira vertical e horizontal como as visitas técnicas, a organização de eventos, o incentivo à pesquisa, a participação em ações solidárias e a elaboração de projetos de intervenção turística. Assim, os professores trabalham todos os conteúdos e experiências de forma conjunta e, ao final do curso, o estudante terá desenvolvido as competências que demosntrem sua identidade como diferencial e proporcione destaque profissional. 

Estruturas de Apoio

Para a realização de suas atividades, o curso de Turismo da PUCPR usufrui de toda infraestrutura instalada no Câmpus, desde as áreas administrativas, biblioteca, complexo esportivo, salas de aula especiais, laboratórios de informática de uso comum, além de demais serviços para os acadêmicos. No curso de Turismo o aluno vivencia a realidade profissional em diferentes ambientes que relacionam a teoria à prática.

Na Agência-Escola do Curso de Turismo, localizada no Câmpus Curitiba/Praça da Alimentação, os alunos participam do dia a dia de uma agência de viagens e turismo, da vivência para a organização de roteiros turísticos, reservas de hotéis, emissão de passagens nacionais e internacionais, entre outras atribuições.

Já no Núcleo de Eventos do curso os alunos fazem o planejamento e a organização de eventos atendendo uma gama de categorias como congressos, simpósios, debates, entre outros. No Complexo Esportivo ocorrem as aulas práticas de Turismo de Esporte e Aventura e de Lazer e Recreação. Já as práticas gastronômicas ocorrem nos laboratórios especifícios de Gastronomia tanto no planejamento quanto no preparo de cardápios.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Turismo incentiva a participação docente e discente no Grupo de Pesquisa "Universo do Turismo", registrado no CNPq, cujos resultados são publicados em nosso Caderno de Turismo. O curso também disponibiliza transporte para estudos técnicos interdisciplinares em destinações turísticas locais e regionais.

Já o English Semester é ofertado a todos os estudantes da Escola de Negócios o que possibilita ao estudante o contato com as mais diversas áreas de formação assim como colegas de diferentes nacionalidades. Para ampliar os canais de comunicação com seus estudantes, há o ambiente virtual Eureka que é utilizado como uma extensão às aulas presenciais enriquecendo as oportunidades de ensino-aprendizagem desenvolvidas. 

O Núcleo de Eventos é parte integrante da agência-escola. Este setor é responsável por vários eventos realizados em Curitiba. Por meio desta ferramenta de aprendizagem, os alunos conhecem as peculiaridades deste segmento, facilitando sua escolha profissional.


Por que fazer Turismo na PUCPR?

O curso de Turismo da PUCPR está fundamentado na formação integral de seus estudantes para atuem como transformadores da sociedade em que vivem. O egresso do curso torna-se um profissional comprometido com o desenvolvimento sustentável do turismo credenciando-o a atuar em nível local, regional, nacional e internacional. Sua visão empreendedora e sua capacidade de gestão ampliam o leque de oportunidades no mercado de trabalho ao demonstrar competências inerentes ao profissional contemporâneo.

Além disso, cabe ressaltar que ao  final dos três anos de graduação, o estudante poderá continuar seus estudos em cursos de Pós-Graduação no Brasil e no exterior (por meio do convênio que a PUCPR mantém com inúmeras Universidades internacionais), deixando-o a frente em qualificação profissional num menor prazo de tempo.  

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba