PUCPR

Sub Menu contents

Escola de Educação e Humanidades

Teologia - Câmpus Curitiba

Informações gerais

A profissão
O perfil de quem procura um curso de Teologia está mudando. Antes, fazia o curso quem buscava seguir a carreira religiosa: padres, pastores, religiosos, entre outros. Hoje, todos são convidados a estudar Teologia, sejam leigos ou religiosos. Como as perspectivas ampliaram-se, o teólogo: desenvolve pesquisas e assessorias teológico-pastorais e científicas; trabalha em comunidades e instituições exercendo um Ministério; estabelece o diálogo da Teologia com outras ciências; aumenta a cultura geral e religiosa; desenvolve trabalhos comunitários; atua em ONGs (organizações não-governamentais).

Mercado de trabalho
A PUCPR através de uma consistente e sólida formação acadêmica, prepara o teólogo para o exercício de ministérios eclesiásticos e de assessorias diversas nos campos da evangelização e da pastoral. Também prepara para a atuação junto à sociedade civil, na qual pode trabalhar em organizações governamentais e não-governamentais, instituições sociais, educacionais e da área da saúde, assim como, para o engajamento na construção de um mundo novo em que a espiritualidade e a fé sejam as forças propulsoras do agir cristão. 

O curso
O curso de Teologia da PUCPR inicia a sua história em 1972 com a criação do Departamento de Teologia. A partir deste ano, fortalecido pela identidade da instituição, a disciplina de Teologia ofertada por este departamento passa a integrar todos os cursos da universidade. No ano de 1974, a PUCPR passa a oferecer o curso de Ciências Religiosas com a finalidade de preparar agentes de pastoral leigos e religiosos. A partir de 2002, a universidade inicia o curso de Bacharelado em Teologia, reconhecido pelo MEC pela Portaria Nº. 3.799, de 17 de novembro de 2004. Desde então o curso atende pela missão de tornar-se um centro de excelência na área de Teologia, auxiliando na formação de pessoas capazes de fazer um diálogo aberto e maduro da Teologia com o mundo atual. Nesta perspectiva, o curso desenvolve os seus trabalhos em duas Linhas de Pesquisa: Teologia e Evangelização e Teologia e Sociedade. A proposta curricular do Bacharelado em Teologia promove o estudo do fenômeno religioso e da ciência teológica, destacando os compromissos éticos, sociais e eclesiais, com ênfase na tradição religiosa cristã, aberta ao diálogo respeitoso com outras tradições religiosas, numa clara rejeição aos reducionismos, fundamentalismo e proselitismo de quaisquer espécies. Com o compromisso firmado entre a universidade, a comunidade, a sociedade e a Igreja, o curso iniciou em 2009 o Programa de Pós-graduação em Teologia, com o curso de Mestrado.

Estruturas de apoio
O curso é ofertado nas dependências do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) do Câmpus Curitiba da PUCPR.

  • Amplas salas equipadas com aparelhos de audiovisual.
  • Diversos auditórios para realização de eventos.
  • A biblioteca com acervo completo na área das Ciências Humanas, além de inúmeras obras clássicas e atuais.
  • Espaço para estudos individuais e em grupos.
  • Acesso on-line com outras bibliotecas, nacionais e internacionais.


Por que fazer Teologia na PUCPR?
O Curso Bacharelado em Teologia da PUCPR aborda diferentes áreas do conhecimento, envolvendo as ciências humanas, sociais e teológicas. Visa formar Bacharéis em Teologia, com formação ecumênica, crítico-reflexiva, interdisciplinar, solidária, ética, sócio-ambiental e eclesial. O Curso se propõe, além da formação acadêmica, da pesquisa de teólogos e teólogas, formar lideranças nas comunidades e nas bases da Igreja, capazes de interagir no seu contexto para o desenvolvimento espiritual, social e educacional; dialogar com a diversidade e promover o bem-estar integral do ser humano, a dignidade, os direitos humanos e a cidadania. A Teologia que desenvolvemos tem perfil e caráter próprios: Para cada pessoa ela afirma que a vida tem sentido transcendente; frente à sociedade, busca promover a inclusão; junto à cultura, mostra que é necessário promover a vida; com as outras ciências ela realiza um diálogo profícuo e crítico. Realizado numa universidade católica o curso de Bacharelado em Teologia da PUCPR apresenta-se em sintonia com a realidade social, cultural, política, religiosa e científica de nossos dias.

Pesquisa e pós-graduação
Para favorecer a pesquisa o Curso de Bacharelado em Teologia é concebido na perspectiva de duas linhas de pesquisa: 1) Teologia e Evangelização - nesta linha dá-se maior ênfase à pastoral: a teologia a serviço da evangelização, pastoral e construção de comunidades cristãs, aprofundamento de temas pertinentes a Teologia e à Igreja; 2) Teologia e Sociedade - nesta linha dá-se maior ênfase ao social: a teologia como promotora do diálogo da Igreja com a sociedade, nos aspectos sócio-econômicos, éticos, culturais, científicos e educacionais. O aluno pode se inserir em projetos de pesquisa desde o início da graduação com o programa de Iniciação Científica (PIBIC), pelo qual existe a possibilidade de bolsas de estudo. Com tais ênfases, o estudo e a pesquisa da Teologia no Bacharelado se articulam com o Programa de Pós-Graduação, realizados em programas Latu Sensu(especializações) e Strictu Sensu (Mestrado).

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba