PUCPR

Sub Menu contents

Escola de Educação e Humanidades

Ciências Sociais - Câmpus Curitiba

Informações gerais

A profissão
O licenciado em Ciências Sociais procura compreender a multiplicidade dos fenômenos sociais, culturais, políticos, históricos e econômicos de forma científica, destacando as complexas ligações entre os acontecimentos e particularidades da vida social local com o cenário mais amplo. O egresso do curso estará apto a desenvolver no processo de ensino e aprendizagem, temas sociais como: problemas sociais, as diversas formas de desigualdade, as relações de trabalho, o capitalismo, as formas de interação social e a relação de grupos sociais, a cultura, a política, a cidadania, a violência, as reflexões sobre o meio ambiente, a mídia, a arte e a própria ciência, de maneira disciplinada, a partir de teorias e métodos de pesquisa, fornecendo nova luz à compreensão cotidiana do mundo social. O campo de atuação do licenciado em Ciências Sociais se fundamenta no conhecimento da área, constituída no tripé formado pela sociologia, que se ocupa do estudo das relações sociais, econômicas, culturais e políticas ao longo da história; da antropologia, ciência voltada ao estudo das culturas, saberes e diferenças culturais e da ciência política, que se ocupa da análise do poder, política, Estado e instituições políticas. A complexidade do mundo contemporâneo vem demandando cada vez mais a especificidade da atuação do cientista social na compreensão dos variados fenômenos e na intervenção social.

Mercado de trabalho
Desde a aprovação pelo Conselho Nacional de Educação da inclusão de Sociologia no Ensino Médio (cf. lei federal n. 11684/08), o Licenciado em Ciências Sociais vem desempenhando significativo papel como profissional docente nas redes de ensino pública e privada do país. A presença deste profissional na escola fomenta, a partir dos conteúdos científicos inerentes às ciências sociais, um processo de discussão e ampliação da cidadania, democracia e enfrentamento aos diversos tipos de desigualdades sociais e, deste modo, adquire importância ímpar na formação crítica e humanista do aluno de ensino médio. Ao lado das habilidades necessárias à atuação docente, o curso possibilita o egresso a intervir também em vários domínios socioprofissionais e desempenhar funções no âmbito do planejamento, assessoria e consultoria em esfera governamental, patronal, sindical, associativa e do terceiro setor.

O curso
O curso de Licenciatura em Ciências Sociais da PUCPR, com duração de 3 anos e meio, visa habilitar os futuros licenciados em ciências sociais para, por meio do ensino, pesquisa e extensão, estabelecer relações entre a análise social, as explicações teóricas e as possibilidades de mudanças na vida social. Com este objetivo a estrutura curricular se organiza em torno da sociologia e as áreas correlacionadas da antropologia e da ciência política. A matriz curricular do curso propõe a articulação das disciplinas de licenciatura com as teóricas, organizadas nos eixos de: I) fundamentos (de sociologia, antropologia e ciência política); II) teoria (sociológica, antropológica e política) clássica e moderna; III) teoria (sociológica, antropológica e política) contemporânea; IV) sociologia, antropologia e ciência política brasileira e V) tópicos especiais em sociologia, antropologia e ciência política. Partindo do pressuposto da impossibilidade de separação entre a formação teórica e aquela voltada para o exercício da profissão docente, dá-se especial atenção a disciplinas como didática, fundamentos da educação, metodologia de ensino, prática profissional, estágio e libras, com o objetivo não apenas de formar professores de excelência, mas também pesquisadores e agentes críticos e transformadores da educação. Os eixos teóricos e de formação docente foram dosados com pertinência e equilíbrio numa articulação interdisciplinar com áreas afins como Psicologia Social, Economia, História, Filosofia, Ética, Processos do Conhecer e Cultura Religiosa.

Estruturas de apoio
O curso será ofertado nas dependências da Escola de Educação e Humanidades do Campus Curitiba da PUCPR. Neste local, a instituição oferece amplas salas equipadas com aparelhos de audiovisual, laboratórios de informática, auditórios, áreas livres para socialização e uma grande biblioteca que, além do seu acervo amplo e atualizado na área das Ciências Humanas, oferece espaço para estudos individuais e em grupos. O curso de ciências sociais possui um laboratório organizado em linhas de pesquisa específicas através do qual os discentes poderão envolver-se em uma série de atividades de pesquisa e extensão.

Por que fazer Ciências Sociais na PUCPR?
A complexidade e os desafios do mundo contemporâneo demandam cidadãos e profissionais competentes, críticos, comunicativos, mobilizados, e dotados de autonomia intelectual e política. Neste contexto, o curso de licenciatura em Ciências Sociais da PUCPR se destaca pela consistência na formação de futuros professores; qualificação do seu quadro docente, constituído basicamente por mestres e doutores, envolvidos no ensino, pesquisa, engajamento e compromisso social. Além de oferecer formação teórica e metodológica consistente e integrada com o pleno desenvolvimento das habilidades docentes, o curso propicia também, logo nos primeiros períodos, oportunidade aos estudantes de intercâmbio internacional em renomadas instituições de ensino superior.

Pesquisa e pós-graduação
Desde o início da graduação os estudantes do curso de licenciatura em Ciências Sociais são estimulados em suas atividades acadêmicas a envolverem-se em pesquisas, de forma a desenvolver sua autonomia intelectual, profissional e subsidiar a reflexão sobre a atividade docente. Congruente com a relação indissociável entre ensino, pesquisa e extensão, o aluno terá a possibilidade de se integrar no grupo de pesquisa Sociedade, Cultura e Política, por meio do engajamento no Laboratório de Ciências Sociais, de sua participação em projetos, cursos e seminários desenvolvidos na Instituição, além da oportunidade de concorrer a bolsas referentes aos programas de Iniciação à Pesquisa (PIBIC) e Iniciação à Docência (PIBID).


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba