PUCPR

Sub Menu contents

Escola de Educação e Humanidades

Serviço Social - Câmpus Curitiba

Contato

Coordenadora: Prof.a Marcia Terezinha de Oliveira
E-mail: marcia.oliveira@pucpr.br
Tel.: (41) 3271-3256

Vídeo do curso

Período

noite - 4 anos

Informações gerais

A profissão
O Serviço Social tem como principal objetivo a defesa e garantia dos direitos sociais. Para isso, elabora projetos e programas e propõe políticas para promover o bem-estar da sociedade.
Uma característica presente em todo assistente social é seu compromisso com o enfrentamento de questões como violência urbana, pobreza e exclusão social. Mais do que sentir indignação, quem faz Serviço Social trabalha para a construção de uma nova civilidade. Ser assistente social é valorizar a cidadania, a justiça e a equidade.
O Serviço Social é uma profissão socialmente reconhecida como especialização do trabalho coletivo e legalmente reconhecida desde 1956, cuja Lei de Regulamentação da Profissão foi revisada e atualizada pela Lei 8.662/93. Seu Código de Ética também foi revisado pela Resolução do Conselho Federal de Serviço Social no. 273/93.

Mercado de trabalho
O mercado de trabalho do assistente social tem se expandido nos últimos anos. O Serviço Social foi considerado uma das 5 profissões mais importantes para este milênio pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).
O assistente social atua em políticas públicas nas áreas de assistência social, saúde, educação, habitação, proteção a idosos, portadores de necessidades especiais, crianças e adolescentes, meio ambiente, gestão urbana, segurança pública, entre outras. Também trabalha com administração de conflitos e gestão de pessoas, programas e benefícios sociais previdenciários, assessorias e consultorias a órgãos públicos, entidades sindicais e organizações não governamentais, enfim, uma gama muito vasta de oportunidades.

O curso
O Curso da PUCPR é o 3º. do Brasil, o 1º. do Paraná e um dos fundadores da antiga Universidade Católica do Paraná, hoje, PUCPR. Está estruturado em 4 anos letivos e funciona no turno da noite, no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da PUCPR.

Estruturas de apoio
Biblioteca com farta bibliografia de apoio, laboratórios de informática, auditórios e toda a infra-estrutura que a PUCPR oferece.
O curso trabalha em íntima sintonia com o Conselho Regional de Serviço Social CRESS - 11ª. Região, com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS e com a Executiva Nacional de Estudantes de serviço Social - ENESSO.

Por que fazer Serviço Social na PUCPR?
Porque a PUCPR é a instituição que oferece as melhores condições de ensino, pesquisa e extensão na área, seus professores são altamente qualificados, todos mestres e doutores, inseridos nas lutas e debates mais atuais da categoria profissional tanto no exercício como na formação profissional.


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba