PUCPR

Sub Menu contents

Escola de Comunicação e Artes

Relações Públicas - Câmpus Curitiba

Vídeo do curso

  

Período

manhã - 4 anos  

Fanpage ECA

Informações gerais

A profissão

A arte de se relacionar é a tônica presente no dia a dia do profissional de Relações Públicas. Afinal, os ambientes corporativos a cada dia mais competitivos, a presença das tecnologias da informação associadas à internet e a falta de tempo das pessoas faz com que os relacionamentos organizacionais precisem de um olhar e um toque profissional. O Relações Públicas é esse maestro das relações pessoais, pois é quem conhece como ninguém as particularidades de todos os públicos da organização e sabe analisar as necessidades de cada um sob perspectiva humana, ética e profissional. O profissional de Relações Públicas possui uma visão estratégica, pois é o gestor da comunicação, atua em empresas, órgãos governamentais e Terceiro Setor gerenciando a comunicação, ou seja, cria, planeja, executa e controla programas e campanhas de comunicação visando estabelecer o melhor clima possível nestes ambientes. O Relações Públicas também promove e organiza eventos corporativos, comerciais, esportivos e branding. Gerencia a imagem institucional, conflitos e crises organizacionais e, por conta dessa ampla atuação, é cada vez mais necessário para organizações que procuram manter um excelente relacionamento com seus públicos.

 

Mercado de trabalho

O Relações Públicas pode trabalhar em empresas, órgãos governamentais e Terceiro Setor, em organizações de todos os portes e segmentos. Por conta dessa versatilidade, o mercado de trabalho para o Relações Públicas é bastante diversificado e amplo, sua atuação onde houver demanda, exercendo funções estratégicas e de liderança relacionadas à comunicação.

Egressos do curso de Relações Públicas estão habilitados a desenvolver, executar e avaliar o planejamento estratégico de comunicação,  programas  e  campanhas institucionais  para  criar  e  manter  uma  imagem  positiva  das  organizações. Ou seja, o relações públicas é o grande pensador da comunicação e seu planejamento vai demandar a utilização de outras áreas da comunicação. Os eventos são uma dessas áreas e é considerado um dos pontos fortes da profissão.

Além disso, cabe ao relações públicas gerenciar, implementar e monitorar as mídias digitais; atuar em ações comunitárias, planejar, coordenar e executar campanhas; estruturar estratégias de informação visando formar a opinião pública positiva e esclarece grupos de interesse sobre pontos importantes da comunicação institucional; elaborar estratégias e formular políticas voltadas ao aperfeiçoamento das relações entre  instituições e públicos de interesse; assessorar organizações, apresentar programas de ações para gerenciar conflitos e crises organizacionais.

 

O curso

O curso de Relações Públicas tem o compromisso com a formação de profissionais competentes e atualizados frente as novas tecnologias. O desafio do curso está em compreender e atuar profissionalmente, zelando pela ética, por meio de formação de comunicadores criativos, críticos e empreendedores para associar a prática à teoria no exercício da profissão.

O curso de Relações Públicas da PUCPR possui um currículo dinâmico e moderno. As aulas práticas são realizadas no Laboratório de Comunicação e Artes, que possui uma infraestrutura completa e diferenciada. Os alunos utilizam os estúdios de TV e Rádio, além de laboratórios de informática e estúdio de fotografia, e aprendem a trabalhar com equipamentos sofisticados e profissionais.

As tendências da tecnologia e da comunicação digital são marcas registradas nas atividades do Curso, e estão presentes em situações que simulam a realidade da prática profissional. Como forma de valorizar a produção estudantil, o curso de Relações Públicas tem por hábito apresentar os melhores trabalhos em eventos e exposições culturais.

No curso, existem muitas maneiras de colocar em prática os conteúdos apresentados em sala de aula, seja no Bureau de RP, agência experimental de Comunicação ou nos intercâmbios. O Bureau e a agência tem por finalidade proporcionar a vivência profissional, sob orientação de professores, a partir de atendimento de clientes reais; os intercâmbios são um universo de possibilidades, selecionadas pelos alunos a partir dos convênios e parcerias da PUCPR com instituições de todo o mundo.

  

Espaços Diferenciados

Laboratório de Comunicação e Artes

O Laboratório de Comunicação e Artes da PUCPR possui uma área total construída de 2.670m², em um terreno de 5.750m², dividida em subáreas: informática, fotografia, rádio, televisão, laboratório de pesquisa de opinião e agência de comunicação; além de salas de aula, sala lúdica, sala de tratamento de imagem, ilhas de edição de áudio e de vídeo, anfiteatro, teatro laboratório, camarim, hall para exposições, sala de reuniões e cantina. Os equipamentos disponibilizados no Laboratório são compatíveis aos utilizados no mercado, preparando o acadêmico para futura realidade profissional.

 

Bureau de RP

O Bureau de RP é um Laboratório de Aprendizagem, que objetiva refinar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas, aonde os acadêmicos realizam atividades práticas, desenvolvendo os produtos laboratoriais do curso (Jornal, Portal e Evento RP em Foco, Campanhas e ações promovidas pelo curso), com supervisão de docentes da instituição.

 

Agência Célula Coletivo Experimental

A Célula Coletivo Experimental é a Agência Experimental de Comunicação da PUCPR. O seu objetivo é proporcionar um espaço para a prática das técnicas que envolvem a comunicação com o mercado – enfatizando as áreas da publicidade e relações públicas– visando, em primeiro lugar, reforçar a formação dos alunos dos cursos da escola de comunicação e artes da PUCPR.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba