PUCPR

Sub Menu contents

Escola de Educação e Humanidades

Licenciatura em Química - Câmpus Curitiba

Contato

Coordenadora: Prof.a Dr.a Nery Nishimura de Lima
E-mail: nery.lima@pucpr.br
Tel.: (41) 3271-1659 | 3271-1567

Vídeo do curso

Período

manhã - 3,5 anos

noite - 3,5 anos

Informações gerais

Concepção do Curso
Trata-se de um Curso que visa capacitar o químico para atender às novas exigências do mercado, já com as inovações propostas principalmente no que concerne ao estudo e ao uso da tecnologia no ensino da Química. A organização curricular propõe Programas de Aprendizagem que favorecem a flexibilidade à pesquisa e à integração com o mercado de trabalho. A metodologia que acompanha essa inovação visa à valorização da aprendizagem do aluno e ao ensino de aptidões para que ele possa, com sucesso defrontar-se com situações futuras. Outro diferencial importante desse projeto pedagógico é a orientação do aluno não apenas para a empregabilidade, mas também para o empreendedorismo, comprometido com os valores humanos, éticos e morais que fazem parte da missão da PUCPR. Nesse contexto, o Curso de Licenciatura em Química, também aufere destes predicados e tem como características marcantes: consistência e adequabilidade curricular, permitindo inclusive futuro aproveitamento de créditos em Cursos de Graduação plena, como: Matemática, Física, Farmácia e Engenharias. Uma ótima infra-estrutura, com laboratórios para as aulas práticas, para que o aluno tenha sempre o apoio tecnológico apropriado e atualizado. Formação científica, humana e técnica, para a concepção do egresso como gerador de resultados, aliado à preservação do meio ambiente de forma responsável e consciente.

Proposta Curricular
O Curso de Licenciatura em Química da PUCPR tem duração de 3,5 anos, em regime anual. A proposta curricular foi construída com base nas diretrizes do MEC e da PUCPR e tem as vantagens de acelerar o ingresso no mercado de trabalho, oferecer um currículo mais coeso e com os Programas de Aprendizagem mais inter-relacionados. Os currículos propostos apresentam as seguintes necessidades em termos de configuração curricular: formação prática, com treinamento em ambiente real de trabalho por meio de visitas e estágios; ênfase no desenvolvimento de habilidades humanas como comunicação oral e escrita, liderança, postura profissional e ética; ênfase em aulas práticas; aprendizagem por pesquisa e valorização da construção do conhecimento; promoção de maior integração da Universidade com as escolas de Ensino Médio; disciplinas mais vinculadas com a prática profissional desde o início do Curso.

Competências do Profissional Formado pela PUCPR
O profissional de Química formado pela PUCPR poderá exercer o magistério e também desenvolver atribuições previstas na Resolução 36 do Conselho Federal de Química, tais como: fazer pesquisas básicas e de desenvolvimento de métodos, produtos e aplicações em sua área de atuação. Planejar, supervisionar e fazer estudos de caracterização de sistemas de análise; fazer análises químicas, físico-químicas e químico-biológicas; atuar no controle ambiental de poluentes ou rejeitos industriais; exercer atividades de direção, supervisão, consultoria, assessoria, perícia no âmbito das atribuições do químico licenciado.

Campos de Atuação
Escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental, Médio e Superior, instituições científicas, de pesquisa, indústrias, editoras e profissionais autônomos.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba