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Escola de Saúde e Biociências

Psicologia - Câmpus Toledo

Vídeo do Curso

Período

Toledo
noite - 5 anos

Informações gerais

A profissão
A finalidade da Psicologia é compreender como o ser humano pode conhecer e interpretar a si mesmo e o mundo em que vive.
Sendo assim, entendemos que a Psicologia enquanto ciência deve produzir sua metodologia de trabalho realizando a transformação da realidade social, com base na melhoria da qualidade de vida da população.
Conhecer diferentes campos de aplicação da psicologia, tanto os tradicionais quanto os emergentes, possibilitando ao profissional maior segurança, autonomia e criatividade para conquistar novos espaços profissionais, sem, contudo perder de vista os objetivos que norteiam a formação deste profissional, este é um dos principais objetivos do curso de Psicologia da PUCPR-Toledo.
Salienta-se também neste curso, a possibilidade de uma convivência concreta, harmônica e integradora de outras ciências que compartilham com a Psicologia o interesse pelo bem-estar do ser humano e de suas relações. Entende-se que este aspecto contribui para concretizar a aspiração contemporânea de oferecer ao futuro profissional a possibilidade de diálogo entre os diversos campos do saber humano, consolidando uma visão holística de Homem.

Mercado de trabalho
O profissional de Psicologia encontra oportunidades diversificadas no mercado de trabalho. As atividades variam conforme o local, as necessidades e o tipo de cliente. A profissão evoluiu das tradicionais áreas Clínica, de Trabalho-organizacional e educacional, para as novas áreas como a psicologia do esporte, a psicologia judiciária, a aplicação da psicologia no marketing, a psicologia da saúde, a psicologia comunitária, entre outras. É cada vez mais freqüente a atuação do psicólogo em equipes multidisciplinares e multiprofissionais.
O currículo de formação de Psicólogo da PUCPR- Câmpus Toledo, propõe-se a desenvolver um profissional capaz de realizar articulações teórico práticas fundamentadas e consistentes na identificação da realidade de indivíduos, grupos, organizações e comunidades. Portanto, a inserção do aluno na comunidade é uma das prioridades do curso.

O curso
O curso procura integrar nos cinco anos de graduação, as dimensões psicológica, sociais, biológicas, ecológicas e político-sociais.
O currículo do curso foi desenvolvido no intuito de ofertar Programas de Aprendizagem que abordem os diferentes campos do saber, que permite ao aluno uma visão mais abrangente da realidade biopsicossocial do ser humano e perceba, com maior clareza, a contribuição destes campos do saber na análise dos fenômenos psicológicos. 
Os estágios curriculares são desenvolvidos desde o segundo período do curso, oportunizando ao aluno a vivência de atividades de observação, reflexão, elaboração de projetos de trabalho e de intervenção, por meio do contato direto com a comunidade. 
Os estágios curriculares profissionalizantes, desenvolvidos no último ano do curso, promovem mais uma oportunidade de articular os conhecimentos teóricos com a prática, por meio do direcionamento em atividades de intervenção. 
O ensino com pesquisa permite a construção do conhecimento com maior segurança e autonomia, capacitando o profissional a manter-se atualizado e a saber investir no seu próprio desenvolvimento, evitando a acomodação na repetição pura de práticas já consagradas, desenvolvendo um perfil de empreendedorismo, preocupando-se ao mesmo tempo com a ética, a saúde e o bem-estar do Homem.

Por que fazer Psicologia na PUCPR?
A possibilidade de vislumbrar e abrir novas frentes de trabalho, entendendo o psiquismo humano em um contexto mais amplo, a aplicação direta do conhecimento adquirido em estágios já a partir do primeiro ano do curso, o engajamento de diversos professores em um mesmo Programa de Aprendizagem, oportunizando a articulação explícita dos conteúdos, são alguns dos pontos que merecem destaque na concepção deste curso.
Outro diferencial refere-se ao caráter generalista da formação acadêmica que se propõe a estimular o aluno a engajar-se no processo de produção de conhecimento científico, instigando-o a pesquisa, ao posicionamento ético, incentivando-o a reflexão, a integração da psicologia no campo das ciências da saúde e a análise crítica na produção do conhecimento e não apenas a reprodução do saber já existente.


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