PUCPR

Sub Menu contents

Escola de Educação e Humanidades

Pedagogia - Câmpus Curitiba

Vídeo do curso

Período

manhã e noite - 4 anos

Informações gerais

A profissão
O Pedagogo é um profissional com domínio nas ciências da educação e na docência. A atuação do Pedagogo envolve a docência, a gestão, a pesquisa e a consultoria pedagógica. Como docente ou gestor tem condições de desenvolver trabalhos em empresas no setor de planejamento e avaliação e na formação continuada dos profissionais.
O Pedagogo pode exercer funções ligadas as diferentes modalidades de ensino presencial e a distância, além de atividades em diferentes setores: escolar, organizacional, clínico, hospitalar e comunitário.

O curso
O curso de Pedagogia tem como finalidade a formação do profissional de educação para atuar de forma crítica, reflexiva e transformadora no processo pedagógico. Desenvolve a formação para a ação docente na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação Inclusiva, na Educação de Jovens e Adultos e no Ensino Médio (modalidade Normal). Articula a formação para a docência com a pesquisa e a gestão no espaço educacional e em diferentes organizações sociais.

Estruturas de apoio
No curso de Pedagogia o aluno possui um qualificado corpo docente. A PUCPR oferece apoio pedagógico para seus alunos desenvolverem seus estudos e pesquisas, em especial contando com uma infra-estrutura de que envolve uma excelente e moderna biblioteca, laboratórios de informática com modernos recursos tecnológicos, laboratório de aprendizagem específico do Curso. Os alunos utilizam durante sua formação presencial o benefício de um ambiente virtual de aprendizagem EUREKA. A PUCPR possui um excelente complexo esportivo a disposição dos alunos.

Por que fazer Pedagogia na PUCPR?
A dinâmica do currículo do curso de Pedagogia tem como eixo norteador a relação teoria e prática numa perspectiva de pesquisa e construção do conhecimento. Do 1.º ao último período do curso são realizadas pesquisas da prática pedagógica em instituições em que os alunos realizam estágios. Essas pesquisas são orientadas por docentes do próprio curso. A formação profissional do pedagogo se faz privilegiando a interconexão teoria e prática levando à competência docente a partir do contato ao longo do curso com o campo de atuação nas escolas da comunidade. Os alunos tem o compromisso de envolvimento com a sociedade por meio da participação em projetos de ação comunitária, buscando a formação mais humana, ética, solidária e democrática.

Pesquisa e pós-graduação
O curso privilegia a pesquisa como eixo fundamental na formação do pedagogo contemporâneo propiciando iniciação científica aos futuros profissionais da educação, desenvolvendo habilidades de investigação e intervenção na prática pedagógica. Os alunos podem participar de projetos de pesquisa junto a docentes da Graduação e da Pós Graduação em Educação nos quais são contemplados com bolsas de iniciação científica (PIBIC).
A formação continuada é outro comprometimento que possibilita aos alunos participarem de cursos de Extensão, Congressos e Seminários Nacionais e Internacionais organizados pela IES. A PUCPR ainda oferece aos formandos do curso de Pedagogia inúmeras oportunidades de especialização como: Psicopedagogia, Atendimento às Necessidades Especiais dos Educandos, Formação Pedagógica do Professor Universitário, Desenvolvimento Editorial com ênfase em Materiais Didáticos, Educação Matemática, História e Filosofia da Educação na Formação de Professores, Formação do Professor para Ensino Religioso Escolar e outros. A instituição oportuniza a continuidade dos estudos aos graduados na Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em Educação, com ênfase no pensamento educacional brasileiro e formação de professores.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba