PUCPR

Sub Menu contents
Carregando..

Escola de Saúde e Biociências

Odontologia - Câmpus Curitiba

Contato

Coordenador: Monir Tacla
E-mail: monir.tacla@pucpr.br

Coordenadora da Clínica Odontológica: Profª. Vânia Portela Ditzel Westphalen
E-mail: vania.westphalen@pucpr.br

Coordenador da Pós Graduação: Prof. Sérgio Vieira
E-mail: s.vieira@pucpr.br

Secretária da Graduação: Vanessa Andrade Leite 
E-mail: andrade.leite@grupomarista.org.br
Telefone: (41) 3271-1343

Secretária da Pós-Graduação: Neide Reis Borges
E-mail: ppgo@pucpr.br
Telefone: (41) 3271-1637

Vídeo do curso

Período

integral - 4,5 anos

Curso de Odontologia da PUCPR faz o atendimento ao traumatismo alvéolo-dentário

Maior incidência é em crianças e adolescentes, mas adultos também apresentam problema

O programa de aprendizagem de Endodontia III e Traumatologia do Curso de Odontologia da PUCPR vem realizando atendimento de pacientes que sofreram traumatismo dentário desde agosto de 2003.

Estudos epidemiológicos indicam que o trauma dentário é um problema significativo em crianças, adolescentes e adultos jovens, sendo que a sua incidência, futuramente, deverá ultrapassar a da cárie dentária e doença periodontal na população.

Aproximadamente 50% das crianças são expostas ao trauma dentário antes da idade escolar que está, na maioria das vezes, associado à prática de esportes, brincadeiras e até à violência.

A importância funcional e estética dos dentes afetados, associados à pouca idade dos pacientes representam um sério problema, pois os traumatismos envolvem com maior frequência os dentes anteriores, o que pode levar à restrição da fala, do sorriso e até a problemas psicológicos.

O atendimento realizado na PUCPR é destinado aos pacientes carentes, que na maioria das vezes, já tiveram um atendimento emergencial no Pronto Socorro do Hospital Cajuru. As consequências do trauma sofrido podem ser desde uma simples fratura de esmalte até situações mais complexas, como a intrusão (dente entra na cavidade óssea), fraturas da raiz e inclusive a avulsão (saída total do dente do alvéolo).

Apesar da incidência maior do traumatismo dentário ser em crianças e adolescentes pela exposição a vários tipos de situações (andar de bicicleta, skate etc.), os adultos também sofrem este tipo de problema, principalmente em decorrência de acidentes automobilísticos e agressões.



Publicado em: 26/06/2012Página Anterior



Notícias Relacionadas:

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba