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Escola de Comunicação e Artes

Licenciatura em Música - Câmpus Curitiba

Informações gerais

A Profissão
O egresso do Curso de Licenciatura em Música da PUCPR será essencialmente um professor de música, estando apto a atuar em escolas de educação básica, escolas especializadas da área, atividades de ensino não-formal e demais contextos de ensino e aprendizagem da música. Esse profissional será dotado de formação intelectual e cultural, crítica e competente em sua área de atuação, com capacidade criativa, reflexiva e transformadora, nas ações culturais e musicais inerentes a seu mercado de trabalho e ao mundo contemporâneo. Além da docência, o licenciado em música poderá exercer atividades como músico, pesquisador, agente-cultural e outras especificidades do campo da música.

Mercado de Trabalho
O campo de atuação do Licenciado em Música é constituído por escolas de educação básica, escolas especializadas no ensino de música, ONGs (terceiro setor), associações comunitárias, igrejas, produtoras de eventos culturais, emissoras de rádio e televisão, espaços não-formais de ensino da música, bem como empresas e demais instituições que ofereçam projetos de Educação Musical e outras atividades musicais (musicalização, ensino de instrumento, formação de corais e de grupos instrumentais, musicoterapia etc.).
- Sólido conhecimento nas áreas básicas e profissionalizantes da engenharia, focado no desenvolvimento e implementação de projeto;
- Capacidade de apropriar-se de novos conhecimentos de forma autônoma;
- Espírito de pesquisa para acompanhar e contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico;
- Percepção de mercado e capacidade de formalizar novos problemas e encontrar soluções, focando no desenvolvimento da capacidade de inovação do aluno;
- Capacidade de trabalhar em grupo e de tomar decisão.

O Curso

Objetivo geral

Formar professores para o ensino de música, habilitando-os para a atuação em escolas de educação básica, escolas especializadas da área e demais contextos de ensino e aprendizagem da música.

Objetivos específicos
- Atender às demandas e às necessidades profissionais relacionadas ao ensino da música na região;
- Proporcionar um conhecimento amplo da área, possibilitando aos alunos uma formação abrangente que contemple universos distintos do ensino da música;
- Desenvolver a capacidade reflexiva na área de Educação Musical com base em projetos que inter-relacione ensino, pesquisa e extensão;
- Possibilitar vivências em situações de ensino e aprendizagem nos diferentes contextos da área de Educação Musical;
- Ampliar as perspectivas de atuação docente, de forma que o aluno possa pensar e atuar na Educação Musical a partir de um conhecimento interdisciplinar;
- Proporcionar que o estudante seja capaz de lidar com a multiculturalidade oriunda das diferenças culturais de cada sociedade e dos distintos contextos de ensino e aprendizagem da música;
- Capacitar docentes para atuar na sociedade, com base em valores da humanidade, da natureza, da ciência e da ética.

Por que fazer Licenciatura em Música na PUCPR?

Competências, atitudes e habilidades

O Curso de Licenciatura em Música proporcionará ao seu egresso um vasto conhecimento musical, possibilitando o desenvolvimento de competências que lhe permitirão, enquanto profissional, além da atuação como professor, desenvolver atividades mais amplas no campo da música. Assim, os egressos desse Curso terão, principalmente, as seguintes competências e habilidades:

Professor de Música 

- Planejar e administrar atividades sistemáticas de ensino de música;
- Ministrar cursos de formação musical em escolas de educação básica e/ou escolas especializadas da área, contemplando as distintas possibilidades educativas desse campo;
- Ensinar conteúdos fundamentais da música no que se refere à história, apreciação, teoria, execução instrumental e/ou vocal, e percepção;
- Elaborar e implantar projetos de ensino da música, bem como projetos de formação musical continuada de professores não especialistas; 
- Trabalhar com a diversidade de faixa etária, incluindo desde a Educação Musical de bebês até idosos;
- Desenvolver estratégias metodológicas que possibilitem novos caminhos para a inclusão social no ensino da música;
- Lidar com a Educação Musical nas suas distintas possibilidades de ensino, considerando as diferenças culturais e os diferentes sujeitos e objetivos presentes no ensino e aprendizagem da música;
- Estimular e orientar o desenvolvimento da musicalidade e potenciais correlatos humanos, tanto em procedimentos formais de ensino quanto em oportunidades alternativas, tendo por base conhecimentos consistentes e atualizados; 
- Elaborar e/ou adaptar técnicas de ensino, estratégias de formação e metodologias de Educação Musical;
- Conceber e desenvolver material didático musical original, adequado à faixa etária, região, contexto de ensino e condições de trabalho; 
- Valer-se tanto de oportunidades pedagógicas em sala de aula quanto de realizações musicais de manifestações culturais presentes na realidade social, a fim de promover um trabalho de conscientização e desenvolvimento de potencialidades humanas, dirigido para a educação e melhoria da qualidade de vida do indivíduo;
- Realizar pesquisas voltadas para a área do ensino da música, tendo como base a realidade cultural e as necessidades do mundo contemporâneo;
- Ser capaz de conduzir sua formação em processos de aprendizagem contínua, que lhe permita aprender a aprender, para que assim possa construir as bases necessárias para as particularidades de sua prática educacional.

Músico
- Possuir domínio dos fundamentos da música, tendo um conhecimento amplo de sua história e de suas principais manifestações em diversas culturas; 
- Ter os domínios necessários para se expressar musicalmente com um instrumento ou com a voz, sendo capaz de atuar em performance e atividades musicais a um nível satisfatório;
- Elaborar e implantar projetos de formação de grupos musicais;
- Dirigir e acompanhar grupos musicais;
- Compor músicas, sonorizações e trilhas sonoras, bem como fazer arranjos e adaptações de músicas e canções;
- Coordenar apresentações musicais para grupos diversos (regionais, duos, trios, quartetos, orquestra de cordas, big-bands, bandas, coral, conjuntos vocais e solistas), voltados para a Educação Musical dos participantes e formação artística/estética do público ouvinte.

Agente e Produtor Cultural, e outras possibilidades profissionais
- Participar como responsável e coordenador musical de oficinas culturais, escolas livres de arte, instituições de formação sócio-pedagógica e/ou arte-terapêuticas;
- Produzir, assessorar e realizar crítica especializada de processos musicais enquanto fenômeno de educação e comunicação social;
- Registrar e divulgar bens culturais musicais, tendo como base o conhecimento e o manuseio de recursos desenvolvidos pelas novas tecnologias;
- Criar alternativas para a prática e vivência musical de grupos de amadores;
- Desenvolver trabalhos em equipes multidisciplinares, elaborando e implantando projetos que abordem aspectos musicais para a formação do ser humano;
- Atuar em ONGs, igrejas, associações comunitárias e demais contextos que possibilitem o desenvolvimento de atividades educativo-musicais.


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