PUCPR

Sub Menu contents
Carregando..

Escola de Medicina

Medicina - Câmpus Curitiba

Contato

Coordenadora: Lídia Ana Zytynski Moura
Coordenadores Adjuntos: Victor Horácio de Souza Costa Junior (diretor.medicina@pucpr.br) e José Knopfholz (j.knopfholz@pucpr.br)
Tel.: (41) 3271-1662

Vídeo do curso

  

Período

Duração: 6 anos
Período: Manhã e Tarde

Informações gerais

A profissão
Todos os anos muitos médicos chegam ao mercado de trabalho no Brasil. O médico tem por função principal cuidar da saúde das pessoas, quando esta estiver comprometida ele estuda as causas, a prevenção e o combate de doenças. Analisando os resultados de exames clínicos, o médico é capaz de fazer diagnósticos e determinar o tratamento mais eficaz. O profissional também participa de programas de prevenção, saneamento e planejamento da medicina social, entre outras atividades. É importante, que a pessoa que escolha esta profissão, tenha um perfil humanista e capacidade de percepção da complexidade que envolve o sofrimento dos pacientes e seus familiares. É uma profissão que não permite erros e necessita de um profissional comprometido com o bem estar de seus pacientes 24 horas por dia 365 dias por ano. Para atender estes requisitos terá como compromisso a educação continuada para atuar sempre baseado nas melhores evidências científicas para fazer a diferença na vida das pessoas.

Mercado de trabalho
Os campos de atuação são os mais diversos, cobrindo atividades em atendimentos domiciliares eletivos ou em situações de urgência, atendimento ambulatorial (clínicas e/ou unidades da saúde), atendimento hospitalar a pacientes internados ou em setores de atendimento de urgência. Além dessas funções poderá exercer também as de pesquisador, administrador na área da saúde, médico auditor, médico perito, consultor na área de saúde e médico tutor. O mercado de trabalho é bastante competitivo, principalmente nos grandes centros, onde se encontra a maior concentração de profissionais.

O curso
Há mais de 50 anos a PUCPR vem formando médicos bem sucedidos, e há quase 15 anos vem trabalhando no planejamento e implantação de um jeito próprio de ensinar medicina. O currículo utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem, com um modelo de Aprendizagem Baseada em Cenários, o aluno já na primeira semana de aula se depara com situações semelhantes as que ele enfrentará no seu cotidiano, aprendendo técnicas de comunicação, tomada de decisão e estudo auto-dirigido. O curso propicia a inserção dos alunos já no início, em atividades que o desafiam a assumir seu papel de médico humano e cidadão, com profunda visão social e desenvolver a liderança que a formação do médico exige, nos locais onde são necessários. As atividades levam o aluno, além de desenvolver suas habilidades profissionais, a aprender a conhecer e respeitar a população que ele vai servir em sua vida profissional. O Curso está comprometido em desenvolver a competência profissional, com profundo conhecimento teórico, com treinamento exaustivo de habilidades profissionais voltados para o desenvolvimento de atitudes compatíveis com um profissional moderno e humano.

Estruturas de apoio
Os ambientes de ensino-aprendizagem são modernos e confortáveis servindo como facilitadores neste processo. Os estágios dos alunos de Medicina da PUCPR são, ofertados nos nossos hospitais: Santa Casa de Curitiba, Hospital Universitário Cajuru e Hospital Nossa Senhora da Luz e hospitais conveniados. Além das atividades hospitalares as Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba com Estratégia de Saúde da Família bem como os Centros Municipais de Urgências Médicas (CMUM) têm servido de campos de estágio para as práticas ambulatoriais, com o objetivo de proporcionar uma formação voltada para este importante campo de trabalho. Os alunos ao longo do curso têm a oportunidade de se familiarizarem com os diversos cenários de prática, aonde certamente irão desenvolver suas atividades profissionais futuras.

Por que fazer Medicina na PUCPR?
A PUCPR há mais de cinco décadas forma profissionais com um profundo senso humanista, com uma excelente capacitação técnica, comprometidos com sua formação continuada e que sempre estarão preparados para a promoção da saúde e atendimento aos doentes. Os médicos formados pela PUCPR podem atuar como médicos de formação integral, capazes de trabalhar em equipe e habilitados para o atendimento de forma resolutiva das doenças mais comuns nas diversas especialidades médicas.

Pesquisa e pós-graduação
O curso de Medicina da PUCPR tem entre seus principais objetivos proporcionar e incentivar a pesquisa de alto nível na graduação, nos programas de iniciação científica bem como no trabalho de Conclusão da Fase Clínica todos os estudantes têm a oportunidade de produzir pelo menos um trabalho científico, que seja ligado às linhas de pesquisa da pós-graduação. O desenvolvimento de habilidades de pesquisa e o treinamento de uma visão crítica sobre os diferentes trabalhos publicados na literatura são constantemente praticados, o que representa um diferencial decisivo na prática clínica diária do profissional médico.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba