PUCPR

Sub Menu contents

Escola de Comunicação e Artes

Comunicação Social | Jornalismo - Câmpus Curitiba

Informações gerais

A profissão

O Jornalista é o profissional responsável por investigar, apurar e divulgar informações e notícias à população, pelos meios de comunicação. É quem, com olhar atento, percebe o que é notícia, o que é de interesse público e do público, registra e os transmite por meio de textos, fotografias, infográficos, áudios, vídeos e conteúdos multimídia.

A pessoa interessada em ser Jornalista deve ser curiosa, inquieta, proativa, questionadora, dominar seu idioma e pelo menos mais uma língua, ter o conhecimento técnico da profissão, ser ética e estar atenta às novidades tecnológicas.

Mercado de trabalho

Jornalistas podem atuar em diferentes funções nos mais variados veículos de comunicação como jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão, sites e portais na internet. Podem também trabalhar em assessorias de comunicação e imprensa, e prestar serviços de comunicação para instituições públicas, privadas e do Terceiro Setor.

O profissional pode, ainda, produzir conteúdo audiovisual independente, como programas de TV e documentários; atuar na produção de conteúdo e gerenciamento de perfis em mídias sociais; auxiliar na elaboração de aplicativos para dispositivos móveis como tablets e smartphones, e trabalhar no desenvolvimento de newsgames.

O mercado é dinâmico e a cada momento surgem novas possibilidades de atuação para o Jornalista profissional, que também pode ser empreendedor e abrir seu próprio negócio, ou ainda trabalhar como freelancer, prestando serviço para diversos meios.

O curso

O curso de Jornalismo da PUCPR prepara os estudantes a partir de uma ampla gama de disciplinas humanísticas e técnicas. O objetivo é a formação de profissionais éticos, críticos, criativos, empreendedores e atentos àquilo que a sociedade quer e precisa: informação de relevância e com qualidade.

Os professores do curso de Jornalismo são Doutores, Mestres e Especialistas e têm vasta experiência acadêmica e de mercado.

Os estudantes treinam suas habilidades em diversos veículos laboratoriais, produzem conteúdos que são veiculados na grande mídia paranaense, e são incentivados a desenvolver projetos sociais e a participar ativamente da comunidade.

Intercâmbios internacionais por meio de convênios com Universidades do exterior, e participação em programas com instituições estrangeiras também são oportunidades para os estudantes de Jornalismo da PUCPR. Atividades culturais, artísticas e esportivas fazem parte do currículo, que é reconhecido no mercado.

O curso de Jornalismo da PUCPR é o que possui a melhor e mais moderna estrutura para atividades práticas com áudio, televisão, cinema e web, e salas exclusivas para projetos. É o maior curso de Jornalismo do Paraná e o único do estado a oferecer dupla diplomação com uma Universidade da Europa.

História do Curso

As atividades do curso de Jornalismo começaram em 1956, com autorização de funcionamento pelo Decreto 37691 (de 04/08/1955) e reconhecimento pelo Decreto 45341 (de 27/01/1959). O curso, no entanto, funcionou daquela data até 1983, quando foi desativado por cinco anos. Reativado em 1988 (01/03/1988) tem feito, desde então, atualizações periódicas em seu Projeto Pedagógico, de acordo com as Diretrizes Curriculares (MEC/Inep), com as necessidades de mercado e com as inovações tecnológicas. Atualmente o curso possui ingresso semestral.

 

 

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba