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Escola de Educação e Humanidades

História - Câmpus Curitiba

Informações gerais

A profissão
A atuação do egresso graduado em História, antes voltada para o ensino, diversificou-se. Setores antes mais restritos passaram a se desenvolver muito nos últimos anos. O historiador atua em instituições de ensino fundamental, médio e superior, como pesquisador junto a entidades públicas ou privadas, ou mesmo pesquisador autônomo, na elaboração de projetos culturais, organização de eventos e exposições de natureza histórico-cultural, consultoria junto a organizações dedicadas à preservação do patrimônio histórico e artístico ou prestando assessoria à imprensa, a parlamentares e secretarias de cultura e de educação, em todos os níveis da administração pública.

Mercado de trabalho
A sala de aula continua sendo o mais fértil campo de trabalho para o historiador, seja em escolas públicas ou particulares no ensino fundamental ou médio e mesmo no ensino superior. Mas a demanda por esse profissional alarga-se muito, alcançando áreas antes restritas, como televisão, cinema, o jornalismo, empresas, os museus, os arquivos e também o mercado editorial. Atualmente o historiador é requisitado para dar consultoria em cenografia, nas produções de cinema, televisão e teatro, para elaborar roteiros de documentários e de obras de ficção, que busquem retratar períodos históricos determinados. Ou ainda, pesquisadores em arquivos, bibliotecas, museus, instituições públicas e privadas de pesquisa. Há ainda a possibilidade de ser profissional pesquisador autônomo, dedicando-se a pesquisas encomendadas, elaboração de material didático e redação de textos jornalísticos. Bem como pesquisas e elaboração de projetos relacionados à preservação do patrimônio histórico-cultural, organização de eventos e exposições. Também a carreira diplomática e das relações internacionais. No espaço dos órgãos públicos e de organizações não governamentais, o egresso presta assessoria e consultoria para preservação de monumentos históricos, a identificação e a manutenção de documentos, a administração de museus. Freqüentemente o historiador atua em parceria com equipes multidisciplinares compostas por arquitetos, engenheiros, diplomatas, filósofos, arqueólogos, artistas, restauradores, curadores de exposições, urbanistas, sociólogos, juristas, turismólogos, antropólogos, geógrafos, jornalistas, cineastas, lingüistas e cientistas políticos.

O curso
O Curso de História da PUCPR está iniciando suas atividades no ano de 2008. As aulas ocorrerão nos períodos da manhã e noite, ofertando anualmente 120 vagas. O grau obtido é o de licenciatura em História.

Estruturas de apoio
O curso de História está localizado no Centro de Teologia e Ciências Humanas no Campus Curitiba da PUCPR e conta com ampla estrutura, tais como: Biblioteca Central com amplo acervo; laboratórios de informática; Museu Universitário; complexo poli-esportivo, entre outros.

Por que fazer História na PUCPR?
Com duração de três anos e meio o Curso de História, da PUCPR, pretende oferecer uma licenciatura voltada ao magistério, sem, no entanto, deixar de lado a pesquisa, pois, o professor-historiador, tendo o tempo como matéria-prima, deve voltar seu olhar para a história política, econômica, social, religiosa, das idéias, da cultura e das relações internacionais, no sentido de obter uma formação sólida com vistas não só ao seu desempenho profissional em sala de aula, e, em demais instituições pertinentes, mas também atender às demandas dos que objetivam o ingresso no ensino de pós-graduação e aprimoramento intelectual continuado. Os discentes são instigados a conhecer princípios e métodos de composição do conhecimento histórico, assim como a relacionar esses estudos à conjuntura do ensino.

Pesquisa e pós-graduação
Ainda na graduação, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), alunos são convidados a aprofundar temas específicos em conjunto com orientadores professores. E ainda cabe ressaltar que o curso de História da PUCPR pretende atuar junto ao já existente NEERE (núcleo de educação e estudos de relações inter-étnicas), contribuindo para o desenvolvimento de estudos nesta área, bem como amparar e preparar os profissionais da educação para enfrentarem os desafios do cumprimento e implementação da Resolução n.º 1, de 17 de junho de 2004 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

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