PUCPR

Sub Menu contents

Escola de Saúde e Biociências

Fisioterapia - Câmpus Curitiba

Contato

Coordenador: Pedro Cezar Beraldo
E-mail: p.beraldo@pucpr.br

Secretária: Vanessa de Ávila 
E-mail: vanessa.avila@pucpr.br
Tel.: (41)3271-2118 

Fanpage ESB

Vídeo do curso

Períodos

manhã - 4 anos
noite - 4 anos

Informações gerais

A profissão 
É regulamentada há mais de 40 anos, através do Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, do Parecer CNE 4/2002 e demais legislações vigentes, que asseguram a inserção do fisioterapeuta no mercado de trabalho e no exercício pleno de suas prerrogativas e competências.


Trata-se de uma profissão autônoma, que estuda, previne e trata os distúrbios do movimento humano, em todas as suas formas e repercussões. Portanto, o fisioterapeuta é habilitado a atuar de maneira direta: em consultórios, clínicas, perícias judiciais e do trabalho, assistências, consultorias, equipes de Saúde da Família – NASF – Código Sanitário Estadual, LEI Nº 13331/2001 da Secretaria de Saúde do Paraná, e etc.

Nos hospitais, o fisioterapeuta contribui de forma consistente para a recuperação e cura dos doentes; quer seja nas enfermarias ou em unidades de terapia intensiva – UTIs (RESOLUÇÃO-RDC Nº 7/10 - ANVISA), a sua presença é fator diferencial ao tratamento de excelência em qualquer segmento da saúde.  O agir do fisioterapeuta está cientificamente e legalmente fundamentados,com mecanismos terapêuticos próprios baseados em: estudos da cinesiologia, da cinesioterapia, da eletrotermofototerapia, da hidroterapia , da mecanoterapia, dos métodos traumato-ortopédicos e desportivos, neurofuncionais, respiratórios, gineco-obstétricos, dermato-funcionais, cardio-vasculares, reumatológicos, entre outros. Esta ciência própria, que garante a existência, crescimento e desenvolvimento da fisioterapia, está enraizada no conhecimento milenar das ciências básicas da saúde: biológicas; morfológicas; fisiológicas; bioquímicas, físicas e biofísicas, éticas e bioéticas, anatômicas.

Mercado de trabalho
É sólido, promissor e está em franco desenvolvimento e sintonia com as Políticas Integrativas do SUS - PORTARIA Nº 971, DE 3 DE MAIO DE 2006, do Ministério da Saúde; o fisioterapeuta é profissional que pode atuar, isolada ou conjuntamente – na promoção, prevenção, tratamento e cura das doenças; recuperação e readaptação cinético funcional humana. Portanto a Fisioterapia figura entre as melhores opções da área da saúde; em um mercado com demanda crescente por profissionais qualificados a enfrentarem as “doenças do novo século”. O campo de atuação do fisioterapeuta é amplo - hospitais, consultórios, academias, clínicas de estética, clubes esportivos, centros aquáticos, comércio, indústrias, empresas em geral, orfanatos, creches, casas de repouso, spas, consultorias, equipes de corrida automobilísticas, empresas de saúde (em exames cinesiológico funcionais: admissionais, periódicos e demissionais, planejamentos, implantação e aplicação de projetos ergonômicos), assessoramento de produção industrial de insumos e produtos, industrialização e comercialização de produtos para a saúde; como perito e assistente judicial trabalhista; como gestor de órgãos públicos e privad  – estes são apenas alguns exemplos de onde este profissional pode atuar. Hoje são 13 especialidades profissionais, reconhecidas  pelo Conselho Federal de Fisioterapia – acesse o site e conheça a organização política da profissão http://www.coffito.org.br.

O curso 
Foi o primeiro curso em Instituição privada no estado do Paraná – são mais de 30 anos de experiência e tradição, sendo que os profissionais egressos da PUC ocupam diversos “cargos” na sociedade: profissionais liberais, docentes e pesquisadores, líderes políticos, empresários e etc. Hoje os alunos que ingressam na PUC, podem optar em estudar em dois períodos – manhã ou noite; o que oportuniza a quem precise trabalhar durante a graduação, em prosseguir na sua preparação e qualificação pessoal/profissional. Os profissionais aqui formados apresentam um “algo a mais”, não se aprende apenas técnicas; contribuímos para a formação completa de pessoas, cidadãos preparados para interagir na vida, suas estruturas sócio-culturais, político-econômicas e de saúde. Portanto nosso curso propicia uma formação generalista, humanista, cristã, de gestão, decisão e empreendedorismo, que permita ao profissional atuar nas diferentes etapas da vida e em todos os níveis de assistência a saúde.

Nosso currículo está estruturado de forma a que o aluno seja inserido progressivamente na vida profissional. Para tanto existem disciplinas que permitem um contato, já no primeiro ano do curso, em todos os locais de estágios a exemplo: do Hospital Universitário Cajuru, Hospital Pequeno Príncipe, Hospital Alto Maracanã, Pequeno Cotolengo, Santa Casa de Misericórdia, Clínica Escola da PUC, empresas conveniadas, entre outros.

Estruturas de apoio
Os nossos estudantes contam com uma “Mega-estrutura” reconhecida internacionalmente, denominada PUCPR. Esta marca favorece a abertura de portas em todo o Mundo!  Alem de contarmos com toda esta “mega-estrutura”, nosso Curso possui ambientes próprios à realização de nossas práticas, dentre os quais estão os laboratórios: de eletrotermofototerapia, cinesioterapia, mecanoterapia, fisiologia, bioquímica, anatomia, biofísica, baropodomeria, isocinética, hidroterapia, entre outros. Além das estruturas mencionadas, que se localizam no campus da PUC, a maioria das aulas práticas acontece nos hospitais universitários da PUC e entidades conveniadas, nas quais os alunos também realizam estágios de forma a adquirir as habilidades e competências definidas no projeto pedagógico. 

Por que fazer Fisioterapia na PUCPR?
O curso de Fisioterapia da PUCPR preocupa-se com a excelência na qualidade de seus formandos. Dispõe de um corpo docente experiente e qualificado, formado por doutores, mestres e especialistas, inseridos em uma das melhores infra-estruturas do país. O futuro profissional possui uma gama riquíssima de experiências, tanto no processo de aprendizagem do exercício profissional quanto na utilização dos modernos recursos tecnológicos disponibilizados para os estudantes, sem contar com os intercâmbios internacionais técnicos, possíveis de serem realizados durante a vida acadêmica, bem como os projetos sócio-culturais inseridos nos Projetos Comunitários da PUCPR.

Pesquisa e pós-graduação
O curso de Fisioterapia da PUCPR oferece oportunidades de iniciação científica em pesquisas, por meio do nosso Centro de Pesquisas em Fisioterapia, vinculados ao PIBC ou de forma voluntária; aos fisioterapeutas já graduados, oferecemos educação continuada em nossos  cursos de pós-graduação: conheça algumas das nossas especializações do Lato Sensu:

  • FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL – que prepara e habilita o profissional para atuar nesta importante área de tratamento, a saúde estética, em clínicas e consultórios;
  • FISIOTERAPIA EM GERONTOLOGIA – que prepara e habilita o profissional para atuar neste novo cenário brasileiro e Mundial, originado pelo aumento das expectativas de vida da população e o crescimento das doenças e disfunções crônico-degenerativas;
  • ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA - que prepara e habilita o profissional para atuar nas técnicas das Ciências Orientais,inclusive com possibilidades de treinamento fora do País.

OBS: você pode optar, ainda, por outros cursos disponíveis em nosso Portfólio de cursos da PUCPR. Se preferir poderá se vincular aos programas de Stricto Sensu - a exemplo do mestrado em Ciências da Saúde (veja mais em http://www.pucpr.br/pesquisacientifica/)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba