PUCPR

Sub Menu contents

Escola de Educação e Humanidades

Física - Câmpus Curitiba

Vídeo do curso

Período

noite - 3 anos 

Informações gerais

A profissão
Física é uma ciência fundamental, ela trata do entendimento dos fenômenos básicos da natureza e do universo. A Física é a maior fornecedora de conceitos que embasam a formação dos profissionais que atuam nas diversas áreas do conhecimento técnico-científico, como, por exemplo, Engenharias, Ciências dos Materiais, Climatologia, Oceanografia, Geologia, Biologia, Medicina e até mesmo na Economia. Essa grande abrangência de campo de atuação faz do físico um profissional requisitado para atuar como pesquisador e educador. O perfil da pessoa que escolhe a Física como profissão inclui grande curiosidade por ciência e tecnologia, senso de observação, abstração e raciocínio lógico, além de bom domínio de sua principal ferramenta de trabalho, a Matemática. A formação do físico pode ser direcionada tanto à área de ensino quanto à de pesquisa, com a obtenção do grau de licenciado ou bacharel, respectivamente. O físico é um profissional que se mantém sempre atualizado e que acompanha e participa das constantes transformações da sociedade.

Mercado de Trabalho
O profissional com licenciatura em Física poderá atuar como professor nos níveis Fundamental (oitava série) e Médio. O campo de trabalho também inclui desenvolvimento de materiais didáticos (como livros e apostilas) e atuação em empresas que fabricam jogos educativos e softwares educacionais. O licenciado em Física também pode ser requisitado como divulgador de Física e Ciências em geral, nas diversas formas de mídia. Atualmente existe uma demanda grande por professores de Física no Ensino Médio devido ao pequeno número de licenciados nesta área. Segundo projeções feitas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cerca de 1800 professores de Física são formados por ano no Brasil. Se essa taxa for mantida, seriam necessários 84 anos para atender a demanda (Gazeta do Povo, 14 de abril de 2008).

O Curso
O Curso de Licenciatura em Física da PUCPR atende ao conjunto de competências necessárias ao profissional de nível superior que atuará como professor de Física no Ensino Fundamental (oitava série) e no Ensino Médio. A organização pedagógica é feita sob a forma de programas de aprendizagem, que permitem a integração de teoria e prática ao longo de todo o curso, com o intuito de proporcionar pronta empregabilidade aos egressos e atender à grande demanda de professores de Física da atualidade, nas redes pública e privada de ensino. No Curso de Licenciatura em Física, a prática profissional está presente do primeiro ao último ano. O curso oferece, de forma integrada, sólida formação em Física Básica teórica e experimental, o que é indispensável para o bom exercício da docência em Física. Nos Programas de Aprendizagem, estão incorporadas as dimensões técnica, ética, político-social, humanista e de liderança, indispensáveis à profissão de professor. O corpo docente do curso conta com professores qualificados com ampla experiência na área de ensino e com visão das necessidades do mercado de trabalho e suas mudanças.

Por que fazer Licenciatura em Física na PUCPR?
Visando a formação humanística preconizada pela PUCPR, o curso de Licenciatura em Física enfoca a prática profissional com forte ênfase pedagógica, que se completa com o estudo da ética, formando profissionais com competências de nível social, científico e pedagógico. No contexto social, o profissional formado pela PUCPR deve conhecer e assimilar a tradição cultural da sociedade, dominar habilidades necessárias para ensino e divulgação da Física, tecnologia e ciência de maneira geral, interagir com profissionais de áreas afins para atuação em questões de interesse público e/ou privado e fazer uso da linguagem científica necessária para a compreensão e avaliação das inovações oriundas do mundo da ciência e da tecnologia.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba