PUCPR

Sub Menu contents

Escola de Saúde Agrociências e Biotecnologia

Farmácia - Câmpus Curitiba

Contato

Coordenador: Júlio Cezar Merlin
E-mail: coordenacao.farmacia@pucpr.br
Tel.: (41) 3271-2458 

Secretária: Emanoele da Silva
E-mail: silva.emanoele@pucpr.br
Telefone: (41) 3271-2221

Vídeo do curso

Período

Câmpus Curitiba
manhã - 4,5 anos

Fanpage ESB

Informações gerais

A profissão
O farmacêutico é um profissional a serviço do ser humano. Promove, protege e recupera a saúde individual e coletiva, desenvolvendo atividades associadas ao medicamento, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de medicamentos, cosméticos e alimentos. O farmacêutico deve ser um profissional com conhecimentos científicos, capacitação técnica, entre outras habilidades.

Mercado de trabalho
Devido a sua formação multidisciplinar, o farmacêutico está apto a atuar em farmácias, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, análise forense, consultorias, unidades de saúde e vigilância sanitária. O profissional pode ainda trabalhar diretamente com o desenvolvimento de pesquisa para liberação de novos medicamentos, em laboratórios de controle de qualidade e controle ambiental, além de encontrar ótimas oportunidades na indústria, no desenvolvimento, pesquisa, produção, controle e garantia da qualidade.

O curso
O curso de Farmácia da PUCPR compreende eixos de formação profissional em Farmácia, Análises Clínicas e Toxicológicas, Indústria e Alimentos, correspondendo à formação generalista, desenvolvido em nove períodos. O corpo docente do curso é constituído por mestres e doutores.

Estruturas de apoio
O curso de Farmácia da PUCPR conta com diversos laboratórios equipados para o desenvolvimento das aulas práticas e com a Farmácia Universitária, que possibilita o estágio em manipulação, dispensação e atenção farmacêutica. O curso também disponibiliza aos alunos o complexo hospitalar da PUCPR que abrange o Hospital Universitário Cajuru, a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz e o Hospital e Maternidade do Alto Maracanã. Fazem parte ainda da estrutura de ensino o ICBS, instituto onde se desenvolvem pesquisas de ponta, e os Núcleos do PROAÇÃO, que possibilitam o desenvolvimento de ações e pesquisas junto à sociedade.

Por que fazer Farmácia na PUCPR?
O curso de Farmácia da PUCPR tem com principal característica a multidisciplinaridade. O farmacêutico conta com um amplo campo de atuação, sendo um dos profissionais mais capacitados para atuação em pesquisa.

Pesquisa e pós-graduação
Os alunos do curso de Farmácia vêm se destacando na iniciação científica - PIBIC, contam com a possibilidade de ingresso no programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde. No último ano, os trabalhos foram desenvolvidos nas áreas de biologia molecular, bioquímica, hematologia, fitoquímica, alimentos, imunologia, microbiologia e atenção farmacêutica.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba