PUCPR

Sub Menu contents

Escola Politécnica

Engenharia Química - Câmpus Curitiba

Contato

Coordenadora: Mônica Buffara Cecato Stocco
E-mail: monica.c@pucpr.br
Tel.: (41) 3271-1410

Vídeo do curso

Período

Manhã - 5 anos
Noite - 5 anos

Informações gerais

A profissão
A Engenharia Química é uma profissão voltada aos tempos atuais, em que a inovação e a melhoria constante de processos e produtos são de fundamental importância para a sobrevivência das organizações. O engenheiro químico influencia diretamente o processo das indústrias, por isso deve atuar com responsabilidade e encontrar um caminho que preserve os resultados da empresa, a qualidade de vida das pessoas e o meio ambiente.

Mercado de trabalho
É cada vez maior o número de indústrias que precisam de produtos e processos novos. A competitividade e escassez de matérias primas, além do seu alto custo, exigem das organizações inovação. Por isso, o mercado para o engenheiro químico está cada vez mais amplo, diversificado e cheio de oportunidades de remuneração. O profissional pode atuar em organizações públicas e privadas ligadas ao controle e cuidado com o meio ambiente, em institutos de pesquisa e indústrias diversas, em laboratórios químicos e na agroindústria. Outra opção é a universidade, onde o engenheiro químico pode desenvolver pesquisa e docência.

O curso
O curso de Engenharia Química possui programas de aprendizagem básicos e um profissionalizante, já no 1° ano. Os demais programas profissionalizantes têm início no 3° ano e são desenvolvidos até o 5° ano. No 9° semestre os estudantes realizam estágio curricular em tempo integral em empresas da região e os programas de formação humanística são ofertados nos três primeiros anos.

Estruturas de apoio
O curso de Engenharia Química oferece uma excelente infra-estrutura física, tecnológica e funcional que permite ao aluno o melhor aproveitamento dos conteúdos e o desenvolvimento de suas atividades dentro e fora da Universidade. O curso de Engenharia Química conta com laboratórios de Química, Física, Microbiologia, Operações Unitárias, Secagem, Informática, entre muitos outros. Os alunos também têm acesso à Unidade Experimental de Engenharia Química, na Fazenda Experimental Gralha Azul, que possui equipamentos modernos e de alta tecnologia.

Por que fazer Engenharia Química na PUCPR?
Enfatizando a excelência de conteúdos científicos e técnicos, e uma postura ética que preserve a natureza e promove a melhoria de vida das pessoas, os alunos do curso de Engenharia Química da PUCPR têm a possibilidade de se preparar para o sucesso profissional.

Pesquisa e pós-graduação
As áreas de pesquisa do curso de Engenharia Química estão voltadas ao desenvolvimento de processos a partir de matérias primas regionais, tais como bioenergia, óleos essenciais, destilação e secagem de plantas medicinais e alimentícias. Alunos de Iniciação Científica e estagiários trabalham sob a orientação de professores do curso.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba