PUCPR

Sub Menu contents
Carregando..

Escola Politécnica

Engenharia de Controle e Automação - Câmpus Curitiba

Período

manhã - 5 anos
noite - 5 anos

Contato

Coordenador: Ricardo Alexandre Diogo
E-mail: r.diogo@pucpr.br
Tel.: (41) 3271-1333 | 3271-1344

Notícias

Equipe PUCPR de Robótica Móvel é campeã brasileira na categoria Beetleweight do Winter Challenge Robocore.

Grupo, composto por 28 alunos, também conquistou boas colocações em outras duas categorias. Ao todo, competiram 190 robôs no evento.

Equipe PUCPR de Robótica Móvel, da Escola Politécnica da Universidade, é campeã brasileira na categoria Beetleweight (1,4Kg) do Winter Challenge Robocore 2012. O grupo venceu a competição, que aconteceu de 7 a 10 de junho Jaguariúna (SP), com o robô µChakal, desenvolvido pelos estudantes. O evento é um dos mais importantes do Brasil na área de robótica.  

Os alunos também conquistaram o 2° lugar na categoria de combate Hobbyweight (5.4Kg), com o robô TarugoBot, e o 3° lugar na categoria Sumô de Lego Autônomo, com o robô Topotopotopominator.

O Winter Challenge contou com 190 robôs inscritos em 10 categorias diferentes e 450 competidores. Participou da competição, inclusive, uma equipe norte-americana (Team Velocity, que foi campeã mundial por duas vezes).

A Equipe PUCPR de Robótica Móvel é composta por 28 alunos da Escola Politécnica da PUCPR. Para o evento levaram 17 robôs, participando de quatro categorias e oito classes diferentes. Em 2011, o grupo conquistou o 2° lugar na categoria Hobbyweight o 3° lugar na categoria Hockey.

Equipe PUCPR
Veja o canal do YOUTUBE - Equipe PUCPR de Robótica Móvel

Dois alunos da PUCPR estão entre os quatro finalistas brasileiros do desafio Go Green in the City 2012

Projetos serão apresentados na final que acontece em Paris nos dias 21 e 22 de junho. Do total de 600 equipes inscritas, apenas 25 foram selecionadas para a última etapa

Os alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação da Escola Politécnica da PUCPR Diogo Schwerz de Lucena e Mariana Teixeira Sebastiani estão entre os quatro finalistas brasileiros do desafio Go Green in the City, promovido pela Schneider Electric, empresa especialista em gestão de energia. Ao todo, foram selecionadas 25 equipes de todo o mundo que apresentarão os seus projetos na final da competição, que acontecerá nos dias 21 e 22 de junho.

A competição recebeu inscrição de 600 equipes da China, Brasil, França, Alemanha, Índia, Polônia, Rússia, Turquia e EUA. Na terceira e última etapa, 50 estudantes de engenharia e administração têm cinco semanas para desenvolver a sua ideia. Os mentores designado da Schneider Electric na segunda fase continuarão ajudando os competidores a se preparar para a apresentação final, no dia 21 de junho, em que eles vão oferecer soluções energéticas inovadoras e comercializáveis para a cidade.

Durante a visita em Paris, as 25 melhores equipes terão a oportunidade de confraternizar com os principais executivos da Schneider Electric em eventos sociais, assim como apresentar seus projetos, já que eles são membros do júri. Cada participante será entrevistado para um estágio, que se concedido, pode resultar em uma oferta de emprego permanente.

Dois laureados ganharão uma viagem por três continentes e terão a oportunidade de visitar as instalações do grupo e fazer contatos com funcionários e gerentes de alto nível. Além disso, aos dois vencedores será oferecido um emprego.

Notícia - Equipe PUCPR no Winter Challenge 2011

A Equipe PUCPR de Robótica Móvel foi premiada em diversas categorias no campeonato WinterChallenge 2011 Itajubá-MG. O resultado é fruto do esforço e trabalho de todos os alunos, colaboradores e professores engajados com a equipe. Após o resultado do evento, a equipe está em 7º lugar no ranking nacional, ultrapassando equipes da UNICAMP e CEFET-MG. Este resultado foi alcançado em apenas três anos de trabalho, de 2009 a 2011. A equipe foi premiada nas seguintes categorias: 2º Lugar na categoria Hobbyweight (5kg) dentre 30 robôs, 3º Lugar na categoria Hockey de robôs, dentre oito equipes. E também 4º e 5º lugares na categoria Sumo Lego8/Vex dentre 18 inscritos, 8º lugar na categoria Seguidor de Linha dentre 18 inscritos, e 7º lugar nas categorias Hobbweight (5Kg e 30 inscritos), Featherweight (14kg e 18 inscritos) e Middlewight (54kg e 15 inscritos).

Para mais informações, acesse a reportagem relacionada ao campeonato feita pela EPTV.

Para vídeos das lutas acesse o canal YouTube da Equipe PUCPR de Robótica Móvel.

17/10/2011 - Equipe PUCPR de Robótica Móvel tem participação de destaque no Winter Challenge 2011.

07/9/2011 - Divulgada a Pesquisa de Atuação Profissional 2011 dos Egressos da Engenharia Mecatrônica da PUCPR.

06/9/2011 - PUCPR fica entre as melhores universidades e Engenharia Mecatrônica (Controle e Automação) recebe avaliação 5 estrelas do Guia do Estudante 2011.

31/8/2011Aluno da Engenharia Mecatrônica será o primeiro a obter a dupla diplomação entre a PUCPR e o INSA de Lyon, na França.

14/6/2011 - Brasil se torna um país em obras, mas sem engenheiros - reportagem da GloboNews.

Ver todas as notícias

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba