PUCPR

Sub Menu contents
Carregando..

Escola Politécnica

Engenharia de Controle e Automação - Câmpus Curitiba

Vídeo do curso

Período

manhã - 5 anos
noite - 5 anos

Informações gerais

A profissão
A evolução contínua da tecnologia vem promovendo a expansão das fronteiras da automação industrial. Atualmente, a integração de sistemas industriais é um processo que abrange desde o nível de chão-de-fábrica, com a automação de máquinas, robôs e processos, passa por níveis relacionados com estratégias de controle e operação e chega aos níveis de decisão das empresas. Profissionais como os Engenheiros de Controle e Automação têm uma formação em termos de raciocínio lógico e criativo que desperta o interesse das corporações para a preparação de executivos, e envolvem-se com projetos que são, em grande medida, responsáveis pela competitividade das empresas do mundo moderno. Estas são razões da grande procura e valorização destes profissionais na comunidade empresarial e industrial.

Mercado de trabalho
Atualmente, há uma forte e crescente demanda por Engenheiros com competência em integração de sistemas industriais, sendo que o campo de atuação do Engenheiro  de Controle e Automação situa-se nas empresas de projetos de engenharia, nos fabricantes de sistemas para a automação e, principalmente, nas empresas usuárias da automação dentro dos seus processos produtivos, tais como as indústrias automotiva, química, petroquímica, alimentícia, madeireira, de mineração, aeronáutica, bem como nas suas cadeias de fornecedores. Tem-se verificado ainda uma grande procura por alunos graduandos para vagas de estágio em Engenharia  de Controle e Automação.

O curso
O curso de Engenharia  de Controle e Automação (antiga Engenharia Mecatrônica) da PUCPR proporciona uma formação multidisciplinar, que qualifica o aluno para atuar nas áreas de integração e automação de sistemas industriais. O curso aborda os processos e sistemas industriais, objetos dos problemas de integração e automação, nos seus aspectos técnicos, organizacionais e gerenciais. O diferencial de ensino oferecido pelo curso está na combinação da alta qualificação dos professores, que atuam no ensino e na pesquisa, com uma infraestrutura de tecnologia de ponta e uma grade curricular moderna, que concorrem para a formação de um profissional de excelência. O curso não é apenas uma ênfase da engenharia, mas um curso de engenharia completo, reconhecido pelo MEC e habilitado pelo CREA/CONFEA.

Perfil do egresso
O curso de Engenharia de Controle e Automação capacita seus egressos para a aplicação de conhecimentos avançados de engenharia de forma inovadora em diversas áreas, como a industrial, residencial, agrícola e de serviços, tendo como premissas fundamentais a sustentabilidade e a responsabilidade social. Pela inerente multi e interdisciplinaridade do curso, o egresso se torna um profissional versátil e com visão sistêmica, sendo capaz de solucionar uma ampla gama de problemas de engenharia. Para enfrentar os diversos desafios da profissão, o egresso deve possuir as seguintes competências:

  1. Criar soluções para problemas de forma eficaz, demonstrando raciocínio lógico e domínio de sólidos e abrangentes conhecimentos de ciência e tecnologia.
  2. Aprender de modo autônomo, buscando permanentemente a atualização profissional.
  3. Comunicar-se de forma eficaz e adequada aos contextos e interlocutores, nas formas oral, escrita e gráfica, revelando, ainda, conhecimento instrumental de segunda língua.
  4. Colaborar em equipes multidisciplinares e em grupos sociais complexos e heterogêneos, integrando o desenvolvimento humano, profissional e organizacional.
  5. Produzir conhecimento científico e/ou tecnológico, demonstrando domínio de processos de pesquisa científica.
  6. Selecionar técnicas e instrumentos de atuação, medição, análise e controle assegurando estabilidade e operação consistente em níveis de desempenho desejados.
  7. Desenvolver sistemas de controle de alta complexidade para processos contínuos e de manufatura automatizados.
  8. Gerenciar sistemas de controle e automação e suas tecnologias para monitorar e controlar a produção de bens e serviços, atendendo aos requisitos do cliente.
  9. Auditar sistemas de controle e automação em processos produtivos.
  10. Formular conceitos de solução para problemas de engenharia de controle e automação
  11. Elaborar modelos teóricos e computacionais de processos e sistemas reais, interpretando resultados de procedimentos experimentais
  12. Integrar sistemas de informação para gestão de processos, utilizando modernas tecnologias, para otimização e inovação de sistemas.
  13. Conciliar, através da automação, a segurança dos processos e das pessoas, a flexibilidade, o desempenho, a qualidade e o custo, de acordo com as perspectivas do negócio e das necessidades dos clientes em valores economicamente aceitos.
  14. Automatizar sistemas para a redução de impactos ambientais, de consumo energia e de recursos naturais, promovendo a sustentabilidade no presente e para as gerações futuras.
  15. Dominar sistemas, processos e normas para o projeto e aplicação da automação.

Estruturas de apoio
Um dos diferenciais do curso de Engenharia  de Controle e Automação da PUCPR é a infraestrutura de laboratórios, com equipamentos de alta tecnologia que acompanham a vanguarda tecnológica em uso pelas empresas, e que permitem a experimentação prática dos principais conceitos estudados em sala de aula. Entre os laboratórios que o curso oferece estão o Laboratório de Automação da Manufatura, o Laboratório de Instalações Hidropneumáticas, o Laboratório de Controle de Processos, o Laboratório de Sistemas de Instrumentação, os Laboratórios de Manufatura Assistida, de Acionamentos Elétricos e o Laboratório de Gestão da Produção e Logística.

Por que fazer Engenharia  de Controle e Automação na PUCPR?
Devido às múltiplas habilidades necessárias ao Engenheiro  de Controle e Automação, o curso é concebido para proporcionar uma visão ampla e abrangente do universo de trabalho, abordando até mesmo aspectos de negócios empresariais. Além de ter uma das maiores e melhores infraestruturas de laboratórios do país para suporte ao ensino, o curso tem um corpo docente altamente qualificado e uma forte componente de atividades de projeto, com o desenvolvimento de protótipos de sistemas que integram conhecimentos provenientes das diferentes disciplinas curriculares a cada ano, em um programa denominado Projeto Integrado. Adicionalmente, para os alunos com destacado desempenho acadêmico, há diversas oportunidades de Intercâmbio Acadêmico Internacional com universidades conveniadas em países como Alemanha, França, Itália, México, E.U.A com financiamento via CAPES, Unibral (Alemanha), FIPSE (E.U.A) e BRAFITEC (França). O curso também tem recebido alunos de universidades estrangeiras que escolhem o curso de Engenharia  de Controle e Automação da PUCPR para complementarem seus estudos. Adicionalmente, os alunos têm oportunidade de envolvimento com atividades de pesquisa em caráter de iniciação científica (PIBIC), de extensão, através de cursos, encontros (ENECA) e visitas técnicas, e atividades extracurriculares, como a participação de destaque nos eventos anuais da Guerra de Robôs.

Pesquisa e pós-graduação
Com o apoio do CNPq, FINEP, Fundação Araucária, da própria PUCPR e de outras entidades de amparo à pesquisa, os alunos do curso de Engenharia  de Controle e Automação da PUCPR desenvolvem diversos projetos de Iniciação Científica. Os projetos dos Grupos de Pesquisa do PPGEPS estão concentrados em duas áreas principais: a Automação e Controle de Sistemas, cujos trabalhos abrangem os diversos níveis hierárquicos da automação industrial e os problemas de integração de sistemas; e a área de Gerência de Produção e Logística, que estuda a concepção de produtos, o desenvolvimento de sistemas organizacionais e a integração eficiente do conjunto de atividades que compõem o sistema produtivo.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba