PUCPR

Sub Menu contents

Escola Politécnica

Engenharia Mecânica - Câmpus Curitiba

Contato

Coordenador: Prof. Renato Machnievscz 
E-mail: renato.m@pucpr.br

Coordenador Adjunto: Luís César de Carli Turco
E-mail: luis.turco@pucpr.br
Tel.: (41) 3271-1514

Vídeo do curso

Períodos

Manhã - 5 anos
Noite - 5 anos

Informações gerais

A profissão
A Engenharia Mecânica é uma das práticas da Engenharia que se dedica aos processos mecânicos e máquinas em geral; às instalações industriais mecânicas; aos equipamentos mecânicos e eletromecânicos; aos veículos automotores, aos sistemas de produção, transmissão e utilização do calor. O engenheiro mecânico é o profissional habilitado para o estudo, o planejamento, o projeto e a especificação de máquinas e processos mecânicos, bem como ao estudo da viabilidade técnica e econômica de sua aplicação.

Mercado de trabalho
Os engenheiros mecânicos não têm tido problemas para se colocar no mercado de trabalho. Além do estado de São Paulo e região sul, onde se concentra a maioria desses profissionais, os engenheiros mecânicos também têm obtido muitas oportunidades nas outras regiões do Brasil. As melhores oportunidades têm aparecido em organizações de grande porte ou de tecnologia avançada, como as fabricantes de autopeças, montadoras de automóveis, indústrias de refrigeração e ar condicionado, indústrias petrolíferas e aeronáuticas.

Estruturas de apoio
Segundo a avaliação do Ministério da Educação (MEC), em 2001, o câmpus da PUCPR, onde se localiza o curso de Engenharia Mecânica, se encontra entre os melhores do Brasil. A PUCPR conta com excelentes recursos físicos para o ensino e pesquisa no nível de graduação e de pós-graduação, desde salas-de-aula e recursos audio-visuais modernos, parque de informática instalado em diversos laboratórios localizados nos vários centros, até os laboratórios que atendem aos diferentes cursos.

Por que fazer Engenharia Mecânica na PUCPR?
O MEC, em 2001, na avaliação do curso de Engenharia Mecânica da PUCPR, deu a nota máxima para a infra-estrutura e o corpo docente. Em 2008, o curso foi considerado entre os melhores do país pelo Guia do Estudante (Editora Abril), recebendo 4 estrelas.

Pesquisa e pós-graduação
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) tem por objetivos capacitar recursos humanos para atuarem no meio acadêmico e no setor industrial, e desenvolver pesquisa básica e aplicada em engenharia mecânica, contribuindo para o desenvolvimento de novas tecnologias para o benefício da sociedade. Para atingir esses dois objetivos de modo eficiente, o PPGEM tem estabelecido importantes parcerias com empresas, e convênios com instituições de ensino e pesquisa, nacionais e internacionais.

Na última avaliação, realizada pela CAPES em 2004, o Mestrado recebeu nota 4, sendo considerado um Programa de Pós-Graduação consolidado. Em 2005, foi encaminhada à CAPES uma proposta de Programa de Doutorado, que recebeu aprovação também com nota 4. As atividades do doutorado foram iniciadas em 2006 com a abertura da primeira turma nas áreas de concentração Mecânica dos Sólidos, e Engenharia e Ciências Térmicas.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba