PUCPR

Sub Menu contents

Engenharia Florestal

Campus Curitiba

Contato

Coordenador: Márcio Coraiola
E-mail: engenhariaflorestal@pucpr.br
Telefone: (41) 3271-1597 /
3271-2458 / 3271-1125

Vídeo do curso

Período

Duração: 5 anos
Período: manhã
Local: Campus Curitiba (Escola de Ciências da Vida)

Duração: 5 anos
Período:
noite (somente a partir de 2018)
Local:
Campus Curitiba (Escola de Ciências da Vida)

Informativo

Informamos que para ingressantes a partir de 2013, o curso de Engenharia Florestal do campus São José dos Pinhais passou a ser ofertado predominantemente no campus Curitiba. Algumas aulas práticas poderão ocorrer no campus São José dos Pinhais e Fazenda Experimental Gralha Azul. As turmas em andamento no campus São José dos Pinhais não são afetadas. 

Sobre o curso

Quando o assunto é recursos florestais e meio ambiente, a Engenharia Florestal é uma área do conhecimento imprescindível. Ciente dessa relevância, a PUCPR forma profissionais capazes de conciliar o desenvolvimento tecnológico com a conservação da natureza. Com uma formação amplamente diversificada, embasada nas ciências exatas e biológicas, o curso possibilita ao estudante uma ampla atuação profissional e um estilo de vida próprio.

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Florestal no site do Vestibular 2018.


O curso prepara você para:

-Trabalhar junto à natureza, promovendo o aproveitamento racional dos recursos naturais
-Atuar no cultivo e manejo de florestas, visando ao melhor aproveitamento tecnológico da madeira e demais produtos da floresta
-Ter uma visão empreendedora, que viabiliza a atuação como profissional autônomo ou gestor em empresas florestais e correlatas


E o mercado como vai?

Em função da relevante importância do setor florestal e do agronegócio para a economia brasileira, a empregabilidade tem sido um ponto forte para os egressos do curso. O mercado de trabalho encontra-se aquecido, com inúmeras oportunidades e remunerações satisfatórias para os futuros profissionais. O Engenheiro Florestal possui atribuições exclusivas, encontrando oportunidades em diversos segmentos como conservação da natureza, cultivo de florestas, manejo de florestas naturais e plantadas, tecnologia de produtos florestais e gestão de empresas florestais. Pode tanto ocupar cargos diretos em empresas florestais, órgãos públicos, consultorias, universidades, instituições de pesquisa e organizações não governamentais, como também abrir o seu próprio negócio – uma prática bastante comum e bem-sucedida na área.


Engenheiros florestais são multidisciplinares

Essa característica faz com que esses profissionais possam atuar em diversas frentes, desde a conservação da natureza, cultivo e manejo de florestas, até a aplicação da tecnologia em produtos florestais. São versáteis, empreendedores e possuem grande potencial para trabalhos autônomos. O Engenheiro Florestal é um profissional com múltiplas habilidades, que trabalha em benefício da natureza e do bem-estar da população.



O diferencial está na pluralidade de conhecimentos

    No curso de Engenharia Florestal da PUCPR, o estudante encontra uma infraestrutura completa. Os laboratórios foram especialmente concebidos para funcionarem como unidades de aprendizado e dispõem de equipamentos modernos e especializados com os quais o estudante pode exercitar e desenvolver suas habilidades e competências nas inúmeras áreas de atuação. O acadêmico conta também com uma ampla estrutura para realização de aulas práticas na Fazenda Experimental da PUCPR, que possui diversas unidades acadêmicas, como o Viveiro Florestal e a Usina Piloto para Extração e Purificação de Óleos Essenciais, além de florestas plantadas e uma extensa área de florestas naturais.

- Nota 4 na avaliação do MEC
- Melhor curso do Brasil
Entre as instituições de Ensino Superior Privadas
-2º melhor curso do da Região Sul / 4º melhor curso do Brasil Entre todas as Instituições de Ensino Superior
-Corpo docente altamente qualificado
Composto por mestres e doutores atuantes no mercado
- Possibilidade de estágios e bolsas de iniciação científica
Nos primeiros períodos do curso




















PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba