PUCPR

Sub Menu contents

Escola Politécnica

Engenharia Elétrica - Telecomunicações, Eletrônica e Sistemas de Potência e Energia - Câmpus Curitiba

Transferência para a PUCPR

Encaminhe um e-mail para o diretor do curso, e-mail rcnabhen@ppgia.pucpr.br, solicitando informações adicionais sobre a transferência de curso.

Contato

Coordenador: Ricardo Nabhen
E-mail: ricardo.nabhen@pucpr.br
Tel.: (41) 3271-2191

Página da Academia Cisco-PUCPR

Vídeo do Curso

  

Período

Duração: 5 anos
Período: Manhã: 5 anos (4o. e 5o. anos à noite) / Noite: 5 anos

Informações Gerais

A Engenharia Elétrica é uma profissão abrangente que está relacionada com várias áreas associadas com a alta tecnologia. Essas áreas estão ligadas a segmentos vitais para o desenvolvimento da sociedade e se baseiam fortemente em processos de inovação tecnológica e empreendedorismo. Essa abrangência representa maiores oportunidades de atuação profissional em um mundo cada vez mais competitivo, exigente e que busca profissionais capazes de apresentar soluções eficazes nas várias dimensões da atividade de engenharia.

O Engenheiro Eletricista é o profissional que cuida da concepção, projeto, operação e administração de sistemas que envolvem a geração/transmissão/distribuição de energia elétrica, sistemas de potência e máquinas elétricas, telecomunicações, equipamentos, componentes e sistemas eletroeletrônicos.

A partir de 2017(vestibular de outubro 2016), quando comemora seu 25o. ano de existência, o curso de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da PUCPR passa a ser organizado em quatro eixos de formação, estruturado em um currículo moderno, flexível e atualizado, que vai ao encontro das necessidades do perfil profissional requerido pelo mercado. Inicialmente, com disciplinas predominantes do 1o. ao 7o. período, os estudantes cursam um Eixo Comum de disciplinas que compreende conteúdos clássicos de formação da Engenharia Elétrica, como: Circuitos Elétricos, Sistemas Digitais, Eletrônica Analógica, Sistemas de Controle, Programação de Computadores, entre outros. Após o Eixo Comum, ao final do 7o. período, os estudantes devem optar por uma das habilitações oferecidas:

  • Telecomunicações
  • Eletrônica
  • Sistemas de Potência e Energia

O Eixo de Telecomunicações traz disciplinas associadas a Sistemas de Comunicação, Antenas e Rádio Enlaces, Sistemas Celulares, Sistemas Ópticos, Redes e Serviços de Telecomunicações, etc. O Eixo de Eletrônica trabalha com disciplinas associadas com a Microeletrônica, Sistemas Embarcados, Eletrônica de Potência, e outras. Já o Eixo de Sistemas de Potência e Energia compreende disciplinas da área de eletrotécnica, como Instalações Elétricas Industriais, Máquinas Elétricas, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, Acionamentos Elétricos, etc.

Alguns pontos importantes da oferta do curso de Engenharia Elétrica da PUCPR  devem ser destacados:

  • O estudante ingressa em um curso que permite a seleção entre três das principais áreas profissionalizantes da Engenharia Elétrica, o que representa um diferencial valor agregado;
  • Flexibilidade oferecida para o estudante ao iniciar o curso em um Eixo Comum, permitindo a seleção de um dos três Eixos Específicos que o curso oferece apenas ao final do 7o. Período, quando já possui maior maturidade para escolher a área profissionalizante que melhor atende às suas expectativas e perspectivas profissionais;
  • A possibilidade de cursar, além do bloco profissionalizante que selecionou, outros dois blocos de disciplinas por meio da matrícula adicional como disciplinas optativas, o que concede ao estudante habilitações equivalentes, aproveitando todo o eixo comum já cursado;
  • O egresso do curso pode retornar e cursar as disciplinas dos eixos profissionalizantes não cursados, o que permite a obtenção de habilitações adicionais em curto espaço de tempo, aproveitando todas disciplinas já cursadas anteriormente.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba