PUCPR

Sub Menu contents

Escola Politécnica

Engenharia Civil - Câmpus Curitiba

Contato

Coordenador:

Joel Krüger
E-mail: j.kruger@pucpr.br

Coordenador Adjunto:

Ricardo José Bertin
E-mail: ricardo.bertin@pucpr.br

Tel.:
(41) 3271-1728

Vídeo do curso

Período

manhã - 5 anos
noite - 5 anos  

Informações gerais

A profissão
A Engenharia Civil possui uma forte inserção nas atividades sociais, pois se caracteriza por realizações de grande interesse humano, sendo uma mola para o desenvolvimento. É a "mãe" das engenharias, pois todos os outros cursos foram, ao longo do tempo, desmembrados dela. Por esta razão, possui uma grande interface com todos os aspectos tecnológicos que envolvem as engenharias.

Mercado de trabalho
O engenheiro civil tem, pois, um grande espectro de possibilidades de atuação, desde aquelas diretamente em obras, comandando equipes técnicas e tomando decisões em tempo real, como atuação em projetos e planejamentos. O profissional pode atuar de forma autônoma; em empresa de engenharia, atuando em ramos específicos ou especializados; ou como funcionário de empresa de engenharia e de estatais como Sanepar, Copel, Petrobrás, etc.

O curso
O curso de Engenharia Civil apresenta uma gama de disciplinas dinâmicas que fazem com que o futuro engenheiro civil desenvolva um raciocínio lógico e prático, embasado em conceitos teóricos ajustados à modernidade do exercício profissional.

Estruturas de apoio
O curso disponibiliza salas bem equipadas, 18 laboratórios específicos, fazendo o diferencial dos futuros profissionais. Mantém convênios com importantes universidades estrangeiras, proporciona ao aluno condições de cumprir parte de seus estudos no Canadá, nos Estados Unidos, na Austrália e em alguns países da Europa.

Por que fazer Engenharia Civil na PUCPR?
O curso de Engenharia Civil da PUCPR possui enfoque generalista com objetivo de viabilizar a atuação de seus egressos em todo o espectro tecnológico. Estimula o aluno a desenvolver o auto-aprendizado, a iniciativa, além de possibilitar o conhecimento de novas tecnologias e o aperfeiçoamento das aptidões pessoais, combinando técnica, prática, habilidades e conhecimentos adquiridos dentro e fora da sala de aula.

ECOHABITARE Centro de Pesquisa
O ECOHABITARE Centro de Pesquisa integra o primeiro Centro Regional de Integração de Expertise da América Latina da UNESCO / UNU - IAS. Os trabalhos tiveram início em 2005 com a proposta de construir uma casa de conscientização nas escolas públicas e privadas a partir de materiais recicláveis encontrados na comunidade.

O centro é composto de uma equipe interdisciplinar e interinstitucional que tem por objetivo oferecer diferentes técnicas na construção de casas para comunidades carentes. Na PUCPR, o Ecohabitare está embasado no curso de Engenharia Civil, mas também envolvendo alunos e professores de outros cursos.

O custo desta casa de conscientização é de R$ 2.000,00 para uma área de 20 m2, e possui BWC seco, aquecedor solar de água, calefação, tijolos ecológicos, hortas verticais urbanas e seus respectivos manuais de instrução.
Possui parceria com a Fachhochschule Frankfurt am Main - Alemanha (University of Applied Sciences), tendo enviado um grupo de alunos do Curso de Engenharia Civil em 2007.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba