PUCPR

Sub Menu contents

Educação Física

Campus Curitiba

Informações gerais

A profissão
Ao longo da história, diversas formas de movimento humano têm surgido com os mais diversos significados, e atualmente os esportes, as lutas, a dança e o exercício são elementos indissociáveis de uma vida equilibrada, saudável e rica em experiências. A educação física é a profissão que investiga essas manifestações e busca aprimorar as potencialidades humanas através da sua aplicação. De acordo com a consultoria de recursos humanos (INOVA CONSULTING) o profissional de Educação Física em curto espaço de tempo passará a ser denominado como gestor de qualidade de vida da população posicionando-se como uma das profissões mais requisitadas no futuro.

Mercado de trabalho
No Bacharelado o campo de atuação do profissional de Educação Física é amplo. Academias, clubes, treinamento individualizado, spas, clínicas, hospitais, preparação física de atletas, marketing esportivo, coordenação e direção de centros de exercícios físicos e clubes esportivos são algumas das áreas de atuação do bacharel.

O curso
Ao longo dos seus 35 anos tem formado profissionais preparados para atuar no mercado de trabalho, oferecendo à comunidade a oportunidade de desfrutar dos objetivos da Educação Física. Para tanto, conta com um corpo docente altamente qualificado com mais de 90% de mestres e doutores.

Estruturas de apoio
O Centro de Atividades Físicas e Esportes oferece toda sua infraestrutura à comunidade acadêmica. A estrutura de extensão também é utilizada pelos alunos do curso de Educação Física como campo de estágio de observação e de atuação com acompanhamento e supervisão dos professores. Entre as atividades oferecidas encontram-se: jogos e aulas de diversas modalidades (atletismo, capoeira, ginástica artística, funcional, pilates, grupo especiais, hidroginástica, musculação, natação, etc.). Além das atividades, o curso também conta com equipes esportivas universitárias formadas exclusivamente por acadêmicos da PUCPR, que participam de treinamentos e competições com apoio da instituição.

Por que fazer Educação Física na PUCPR?
O curso de Educação Física da PUCPR conta com a experiência de 35 anos, uma equipe qualificada de professores e um centro esportivo completo e moderno. Um dos grandes diferenciais do curso é a inserção comunitária através de projetos de extensão permanentes com a comunidade universitária e externa. 

Pesquisa e pós-graduação
O curso de Educação Física da PUCPR possui grupos de pesquisa reconhecidos pelo CNPq, que desenvolvem projetos de investigação voltados para o reconhecimento da realidade e a formação crítico-científica dos alunos. O Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida (GPAQ) investiga a relação entre a atividade física e os aspectos que afetam a qualidade de vida das pessoas. O Grupo de Pesquisa em Comportamento Motor (GECOM) tem como enfoque a investigação das interrelações entre aprendizagem motora, desenvolvimento e controle motor nas variáveis que compõem o desenvolvimento humano ao longo do ciclo da vida. O Grupo de Pesquisa em Lazer e Ludicidade (GPELL) investiga as áreas do lazer, do bullying e das políticas públicas para o esporte e lazer.

Núcleo de Educação Física - NEF
O Núcleo de Educação Física (NEF), localizado na Clínica de Nutrição e Psicologia da PUCPR, oferece gratuitamente orientação para atividade física e avaliação corporal a comunidade externa e interna, todas as segundas e quartas das 14:00 às 17:00.
Ao final do curso o bacharel tem a possibilidade de ingressar no programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso PUCPR/HSCC com bolsa remunerada.

 

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba