PUCPR

Sub Menu contents

Escola de Arquitetura e Design

Desenho Industrial - Design Gráfico

Vídeo do curso

  

Período

Câmpus Curitiba
Manhã - 4 anos

Informações gerais

A profissão
O Desenho Industrial, também chamado de Design, é a configuração, concepção, criação e definição de um objeto ou serviço. As empresas têm usado o design como poderoso instrumento para criar diferenciações nos produtos e destacar-se no mercado, posicionando se melhor diante de seus concorrentes. É uma ferramenta que permite adicionar valor e competitividade aos produtos industrializados.

Mercado de trabalho
O programador visual, também chamado de designer gráfico, é o profissional que se ocupa do projeto de sistemas de informações visuais relacionados à mídia impressa e digital interativa, tais como identidade visual de empresas, sinalização, editoração e impressos em geral, embalagens e multimídia. As oportunidades de trabalho estão nas indústrias gráficas, editoras, departamentos de criação de agências de publicidade, departamentos de arte, criação e design de empresas. O designer gráfico também atua em produtoras de multimídia e webdesign, estúdios de vídeo e animação, órgãos públicos, entre outros.

O curso
O curso está estruturado em cinco grandes eixos de formação básica, profissional, complementar, humanista e específica. A metodologia de ensino prioriza a construção do conhecimento através da experimentação, da proposição de situações-problema ou cenários, sobre os quais o acadêmico deve refletir, pesquisar e conceber soluções no âmbito do design gráfico.

O curso de Desenho Industrial disponibiliza aos alunos, além das salas de aula para o ensino do desenho e do projeto, laboratório e estúdio fotográfico, laboratórios de computação gráfica, de artes gráficas, de informática, de programação visual e de materiais e modelos. Os alunos ainda contam com salas de desenho, biblioteca especializada, anfiteatros, salas de projeção de vídeo e auditórios. A PUCPR também disponibiliza locais para exposições e demais dependências e equipamentos de infra-estrutura necessários para o bom funcionamento do curso.

Por que fazer Design Gráfico na PUCPR?
O profissional formado no curso de Desenho Industrial - Design Gráfico da PUCPR possui formação ampla, que concilia aspectos humanos e tecnológicos, utilizando a criatividade, dinamismo e capacitação tecnológica na construção de soluções que atendam às necessidades individuais, coletivas e de mercado.


Pesquisa e pós-graduação
Com o apoio do CNPq, FINEP, Fundação Araucária e outras entidades de amparo à pesquisa, o curso de Desenho Industrial da PUCPR vem trabalhando com a inovação e a investigação científica e tecnológica do design em suas diversas áreas de especialização. Desta forma, integrando professores e alunos interessados na pesquisa científica, o curso de Desenho Industrial instituiu o grupo de pesquisa em design, com seis linhas de pesquisa: Design e Interculturalidade, Ecodesign, Ergonomia e Usabilidade, Gestão do Design, O Simbólico e o Design e Teoria e Prática do Design e sua aplicação na educação.

 

Para mais informações clique aqui

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba