PUCPR

Sub Menu contents

Escola de Saúde e Biociências

Bacharelado em Ciências Biológicas - Câmpus Toledo

Vídeo do curso

Período

Câmpus Toledo
Noite - 4 anos

Informações gerais

A profissão
O bacharel em Ciências Biológicas deve ter adequada fundamentação teórica como base para uma ação competente. Além disso, deve ser um agente transformador da realidade na busca de melhoria da qualidade de vida do planeta, utilizando, para tanto, metodologias inovadoras de ensino e recursos tecnológicos que favoreçam a aquisição ativa e crítica do conhecimento.

Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o biólogo é amplo e promissor, em permanente transformação e contínuo crescimento. O biólogo é capacitado a elaborar e executar estudos, projetos e pesquisa científica básica e aplicada nas diferentes áreas do conhecimento biológico. O bacharel poderá atuar em institutos de pesquisa, ONGs e empresas de consultoria ambiental além de empresas ou órgãos do setor público, como institutos biológicos, zoológicos, botânicos, biotecnológicos, entre outros.

O curso
O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da PUCPR Câmpus Toledo foi autorizado para dar início às atividades através da Portaria do MEC n° 3.944 de 30 de Dezembro de 2002, nº Parecer 429/2002 CES/CNE. A data de início de funcionamento do curso foi 10 de Fevereiro de 2003, na época sob a coordenação da professora doutora Maria Cristina Zoborowski de Paula. O curso busca formar o Biólogo comprometido com a preservação da biodiversidade como patrimônio da humanidade, por meio de uma formação técnico-científica, ética e humanística, com uma visão holística da realidade que envolve todo o complexo da biosfera.

Estruturas de apoio
Para os cursos da área biológica a estrutura oferecida pelo curso é fundamental, pois permite ao estudante construir o seu conhecimento. As atividades práticas do curso são realizadas em laboratórios amplamente equipados com tecnologia de ponta para a demanda do curso, fazendo uso também das instalações do hospital veterinário para algumas disciplinas específicas. O curso conta ainda com outras instalações dos demais Câmpus, tais como: Fazenda Gralha Azul, Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos, Núcleos de Pró-Ação, Centro de Triagem de Animais Silvestres, Herbário, Biotério, Museus de Anatomia e Zoologia. Para a prática de estágios, além de disponibilizar seus laboratórios de pesquisa, a PUCPR mantém convênio com uma série de instituições públicas e privadas.

Por que fazer Ciências Biológicas na PUCPR?
O grande diferencial do curso de Ciências Biológicas da PUCPR é a formação básica inter e multidisciplinar que privilegia atividades de campo e laboratório, com a identificação de problemas científicos relevantes a realização de experimentos e de projetos de pesquisa. O curso busca preparar o bacharel sob perspectivas e exigências da sociedade capacitando-o a atuar em inúmeras áreas.

Pesquisa e Pós-Graduação
A Biologia apresenta um elevado número de profissionais com mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nos cursos de Ciências Biológicas da PUCPR a maioria dos professores é mestre e doutor e desenvolve inúmeras pesquisas nas áreas de aquicultura, biologia celular, bioquímica, botânica, educação ambiental, ecologia, fisiologia, genética, histologia e zoologia. Os alunos participam dessas pesquisas por meio de programas de iniciação científica e como estagiários.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba