PUCPR

Sub Menu contents

Escola de Educação e Humanidades

Licenciatura em Ciências Biológicas - Câmpus Curitiba

Vídeo do curso

  

Período

Câmpus Curitiba
Noite - 4 anos 

Informações gerais

A profissão

Biólogos e professores de Ciências e Biologia empregam em cada uma de suas ações a paixão pela vida e o compromisso com a educação e a sustentabilidade do planeta. O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas prepara profissionais conscientes de seu papel na formação de cidadãos críticos, criativos e participativos, principalmente na perspectiva socioambiental. Nossos formandos estão aptos e dispostos a atuar como agentes transformadores da realidade, utilizar metodologias de ensino inovadoras e recursos tecnológicos que favoreçam a construção ativa e crítica do conhecimento. Oferta disciplinas específicas da área biológica, como Biologia Celular, Botânica, Ecologia, Zoologia, Genética e Evolução além das relacionadas à formação docente, como Didática, Prática de Ensino em Ciências e Biologia, e Prática Profissional. Com um quadro docente altamente qualificado, composto, em sua maioria, por mestres e doutores, o curso fornece uma formação de excelência, capacitando os estudantes para a identificação e superação dos desafios científicos e educacionais contemporâneos.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para esse profissional é amplo e promissor. Em permanente transformação e contínuo crescimento, constantemente oferece novos desafios para os quais terá que oferecer soluções. Sua atuação vai muito das escolas de Ensino Básico e Superior, públicas ou privadas e oferece uma gama de oportunidades de trabalho em outros órgãos ligados à educação e editoras de livros didáticos. Com a devida complementação de carga horária, é possível atuar como biólogo também em ONGs, laboratórios, institutos privados de pesquisa, além de empresas de consultoria e perícia ambiental.

O curso

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas busca formar um educador consciente de suas responsabilidades nos vários contextos de atuação profissional e do seu papel na formação dos cidadãos. Este profissional sairá apto a buscar soluções para os problemas socioambientais e educacionais, por meio de um perfil crítico, proativo e inovador. O curso fornece adequada fundamentação teórica como base para uma ação competente, incluindo o conhecimento da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, assim como suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem, além dos conhecimentos relacionados ao desenvolvimento humano e aprendizagem, processos de educação, legislação educacional e ambiental.

Estruturas de apoio

O Curso de Ciências Biológicas da PUCPR conta com: a Fazenda Experimental Gralha Azul, o Herbário, o Biotério, o Museu de Anatomia e Zoologia, além de diversos laboratórios muito bem equipados e salas de aula para desenvolvimento de metodologias ativas de ensino. Para a prática de estágios e projetos de iniciação científica, além dos convênios com escolas públicas e privadas, a PUCPR disponibiliza seus inúmeros laboratórios de pesquisa, além de dispor de parcerias com Zoológico de Curitiba, Museu de História Natural do Capão da Imbuia e órgãos ambientais.

Por que fazer Licenciatura em Ciências Biológicas na PUCPR?

O grande diferencial do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da PUCPR é a formação diferenciada com grande integração entre a teoria e a prática, que estimula a criatividade e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, habilidades para trabalhar de forma transversal, estabelecendo um diferencial para o mercado de trabalho, como um educador com base sólida de conhecimento e comprometido com sua prática. O curso prepara o estudante para ser um professor-pesquisador, graças a uma base curricular diferenciada, além das possibilidades de ingresso em programas de iniciação à docência (PIBID) e de iniciação científica (PIBIC), estágios, monitorias e na busca de formar licenciados em ciências biológicas com competências relacionadas não apenas ao ensino, mas também, ao conhecimento das diversas áreas da biologia.

Pesquisa e pós-graduação

As Ciências Biológicas compõem uma área cujas profissões apresentam o maior número de profissionais com mestrado, doutorado e pós-doutorado. No curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da PUCPR a maioria dos professores é mestre e doutor e desenvolvem inúmeras pesquisas nas áreas de Biologia Celular, Bioquímica, Botânica, Educação Ambiental, Ecologia, Fisiologia, Genética, Pedologia, Zoologia, Metodologias de Ensino, Bioética, Direitos Humanos, Educação, dentre outros. Há, assim, possibilidade de participar de grupos de pesquisa de diversas áreas, o que aumenta o leque de possibilidades na inserção à pesquisa, para os graduandos.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba