PUCPR

Sub Menu contents

Escola Politécnica

Ciência da Computação - Câmpus Curitiba

Vídeo do curso

  

Período

Duração: 4 anos
Período: Manhã (1º e 2º anos) e Noite (3º e 4º anos).

Apresentação

A profissão
A Ciência da Computação tem posição de destaque na atual "Era do Conhecimento". Prova disso é o ingresso de praticamente 100% dos estudantes formados pela PUCPR no mercado de trabalho. As principais atividades profissionais realizadas por um Bacharel em Ciência da Computação são as seguintes: modelar e especificar soluções computacionais para diversos tipos de problemas; analisar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar qualquer projeto de software; projetar e desenvolver sistemas que integrem hardware e software; selecionar software e hardware adequados às necessidades empresariais, industriais, administrativas de ensino e de pesquisa; aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas; atuar com ensino e pesquisa na área de computação.

Mercado de trabalho
O campo de atuação para o profissional de Ciência da Computação é bastante amplo e oferece diversas oportunidades de trabalho. Este profissional pode atuar em empresas de software, em pesquisa e desenvolvimento; empresas de alta tecnologia; instituições de ensino e pesquisa; grandes indústrias e consultoria. Além disso, o profissional pode ter o seu próprio negócio, trabalhar em escritórios de prestação de serviços ou em grandes corporações como bancos, governo, empresas de telecomunicações, entre outras.

O curso
O Curso de Ciência da Computação da PUCPR prepara cientistas da computação com formação conceitual e tecnológica, habilitando-os a atuarem tanto no desenvolvimento científico quanto em funções técnicas, com perspectiva de benefício para a sociedade. Possui notável infra-estrutura e está integrado com a Pós-Graduação, que oferece cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado em Informática. Sua qualidade tem sido sistematicamente reconhecida pelo Guia do Estudante da Editora Abril, que na sua mais recente edição, em 2010, concedeu conceito máximo na avaliação - 5 estrelas.

Estruturas de apoio
O curso oferece aos seus alunos a seguinte infra-estrutura: 35 laboratórios de informática com 1.056 máquinas atualizadas e ampla variedade de software; laboratórios específicos para ensino de Física e redes de computadores; conexão Internet de 1 Gbps e rede wireless em todo o campus; biblioteca com cerca de 15.000 títulos na área de informática; acesso ao portal de periódicos da CAPES; convênios com instituições de ensino e pesquisa no exterior, em diversos países, a fim de promover intercâmbio de estudantes; parcerias com empresas da área de tecnologia que propiciam oportunidades de treinamento, pesquisa e desenvolvimento, inserção no mercado de trabalho e utilização gratuita de software proprietário. Além dessas estruturas de apoio, o curso conta com um corpo docente altamente qualificado: 75% dos professores são doutores e os 25% restantes são mestres, formados por universidades de ponta no Brasil e no exterior. Todos estão envolvidos em projetos de pesquisa com financiamento e destacada produção científica. Há 5 professores no curso com bolsa de produtividade do CNPq.

Por que fazer Ciência da Computação?
Um bom motivo para fazer Ciência da Computação é atuar em uma área com posição destacada na economia brasileira e mundial, que oferece inúmeras oportunidades de trabalho e que está carente de profissionais. Entre os cursos de computação, o de Ciência da Computação é o que proporciona a formação mais abrangente na área de software, uma vez que estuda de modo profundo tanto fundamentos quanto tecnologias de software. Os fundamentos formam uma base teórica estável que permite acompanhar com facilidade as rápidas mudanças tecnológicas. Apesar de o curso oferecer algumas disciplinas voltadas ao hardware, esse não é o seu foco.

Por que fazer na PUCPR?
O curso de Ciência da Computação da PUCPR é um dos melhores da região. Sua qualidade tem sido sistematicamente reconhecida pelo Guia do Estudante da Editora Abril, que na sua mais recente edição, em 2010, concedeu conceito máximo na avaliação - 5 estrelas. Conta com excelente corpo docente, formado em sua maioria por doutores, e infra-estrutura privilegiada, com laboratórios atualizados, ampla variedade de software, biblioteca informatizada com grande número de títulos específicos de computação e acesso ao portal da CAPES. O curso também oferece aos seus estudantes a oportunidade de realizar atividades diferenciadas, como iniciação científica, desenvolvimento de jogos eletrônicos, participação em projetos de microeletrônica e intercâmbio com universidades estrangeiras nos 5 continentes. Para promover a inserção dos estudantes no mercado de trabalho, o curso possui parcerias com empresas e está organizado em turno misto, ou seja, o 1º e o 2º anos são ofertados no turno da manhã, enquanto o 3º e o 4º anos são noturnos. Todo ano o curso da PUCPR repassa aos seus estudantes um grande número de oportunidades de estágio com remuneração acima da média dos cursos de graduação.

 

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba