PUCPR

Sub Menu contents

Agronomia

Campus Curitiba

Contato

Coordenador: Airton Rodrigues Pinto Junior
E-mail: pinto.junior.airton@gmail.com
coordenacao.ecv@pucpr.br
secretaria.ecv@pucpr.br
Telefone: (41) 3271-1597 /
3271-2458 

Coordenadora Adjunta- Fazenda Escola: Roseli Frota de Moraes Salles
E-mail: roseli.salles@pucpr.br
coordenacao.ecv@pucpr.br
secretaria.ecv@pucpr.br
Telefone: (41) 3271-1597 /
3271-2458 

Vídeo do curso

Período

Duração: 5 anos
Período: manhã ou noite
Local: Campus Curitiba (Escola de Ciências da Vida)

Informativo

Informamos que para ingressantes a partir de 2013, o curso de Agronomia do câmpus São José dos Pinhais passou a ser ofertado predominantemente no câmpus Curitiba. Algumas aulas práticas poderão ocorrer no câmpus São José dos Pinhais e Fazenda Experimental Gralha Azul. As turmas em andamento no câmpus São José dos Pinhais não são afetadas. 

Informações gerais

A profissão
O engenheiro agrônomo é o profissional responsável por orientar e executar atividades relacionadas à produção agropecuária. Desenvolve atividades tanto no ambiente urbano quanto no meio rural relacionadas ao estudo e manejo dos solos e substratos, plantio, manejo e colheita de culturas a céu aberto e em ambientes protegidos, exploração racional de recursos naturais, pesquisa e implementação de novas tecnologias no setor agroindustrial sempre comprometido com a sustentabilidade das atividades que desenvolve.

Mercado de trabalho
O dever do engenheiro agrônomo é atuar nas diversas etapas da produção agropecuária e respeitar o meio ambiente. O profissional, alicerçado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), pode atuar como autônomo gerindo seu próprio negócio na área urbana ou rural, prestando serviços em organizações públicas ou privadas, na agricultura familiar, em bancos e instituições de crédito e fomento, na execução de perícias, em institutos de pesquisa, universidades e órgãos de extensão rural.

O curso
O aluno pode estudar Agronomia na PUCPR no turno da manhã ou da noite em um ambiente favorável ao desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências que permitirão a sua atuação profissional como engenheiro agrônomo. Todos os estudantes terão oportunidade de desenvolver habilidades múltiplas pela ação em diversas atividades de complementação pedagógica, com destaque ao estágio curricular supervisionado realizado no último ano do curso, o que auxilia a sua inserção no mercado de trabalho.

Por que fazer Agronomia na PUCPR?
O engenheiro agrônomo formado pela PUCPR possui formação profissional de qualidade caracterizada pela sua visão integral, formação humanística e responsabilidade social. É capaz de propor soluções técnicas compatíveis com a realidade socioeconômica e com a sustentabilidade, diagnosticar problemas, executar e gerenciar projetos agropecuários, aplicar, difundir e exercer todas as competências relacionadas à profissão.

Estruturas de apoio

Fazenda Experimental Gralha Azul (FEGA)Localizada no município de Fazenda Rio Grande (PR), região metropolitana de Curitiba, conta com uma área de 800ha para realização de aulas práticas de campo, tanto para os turnos noturnos e diurnos. São realizadas atividades práticas nos setores de grandes culturas, forrageiras, pomar, horta, criações animais, máquinas e implementos agrícolas, usina de extração de bioativos e produção de biodiesel, agricultura de precisão, tecnologia de aplicação, atuação com drones e outros.

Conta com uma sede onde existe suporte acadêmico, auditório e restaurante. Lá são realizadas ainda pesquisas do curso de Agronomia, trabalhos de campo, estágios e trabalhos junto a empresas parceiras da área de Agrárias. As aulas de campo são previamente planejadas e conta com transporte para deslocamento dos alunos.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba