PUCPR

Sub Menu contents

Formaturas PUCPR

A Cerimônia de Colação de Grau é ato oficial da Universidade, realizado em sessão pública e solene de Assembleia Universitária, em que o Reitor ou representante por ele designado, outorga o grau aos estudantes que concluíram o curso de graduação.

Somente podem colar grau os estudantes que concluírem, integralmente, o currículo pleno previsto (disciplinas curriculares, atividades complementares, projeto comunitário, proficiência em língua portuguesa, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE -  e demais exigências legais) para cada curso.

Sob nenhuma hipótese será permitida a participação simbólica nas Colações de Grau da Universidade de estudantes que não estão aptos a receber a outorga de grau.

Tipos de Cerimônias de Colação de Grau da PUCPR:

Câmpus Curitiba

  • Institucional: Cerimônias de Colação de Grau realizadas pela Universidade nas dependências do Câmpus Curitiba, sem desembolso financeiro para os formandos. As cerimônias serão realizadas com uma ou mais Escolas, dependendo do número de formandos.
  • Regular: Cerimônias de Colação de Grau organizadas pelas comissões de formatura dos cursos. Esta modalidade está disponível somente para as turmas que fecharam contrato com a empresa de formatura até 27/04/2015 e o protocolaram no Núcleo de Formaturas.
  • Especial: Cerimônias de Colações de Grau realizadas pela Universidade para formandos que não se inscreveram ou não puderam comparecer na Cerimônia de Colação de Grau Institucional ou Regular, ou que não concluíram o currículo pleno previsto para cada curso dentro do prazo de fechamento das notas do calendário acadêmico. São realizadas após o término das Colações de Grau Institucionais e Regulares.

O documento oficial que rege as Cerimônias de Colação de Grau Institucionais da PUCPR nos Câmpus Curitiba é a Resolução 176/2016.

Câmpus Maringá, Londrina e Toledo

  • Regular:  Cerimônias de Colação de Grau organizadas pelas comissões de formatura que tem contrato fechado com as empresas de formaturas.
  • Especial: Cerimônias de Colações de Grau realizadas pela Universidade, para formandos que não participaram das Cerimônias de Colação de Grau Regulares ou não tenham concluído o currículo pleno previsto para cada curso dentro do prazo de fechamento das notas do calendário acadêmico para participação da Colação de Grau Regular. São realizadas após o término das Colações de Grau Regulares.

O documento oficial que rege as Cerimônias de Colação de Grau da PUCPR nos Câmpus Londrina, Maringá e Toledo é a Resolução 075/2001. 

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba