PUCPR

Sub Menu contents
Carregando..

Contato

Endereço
Fazenda Iguaçu, s/nº
Fazenda Rio Grande - PR

Tel: +55 (xx41) 3604-2105

Direção Acadêmica e de Pesquisa: Luiz Alberto Kozlowski 
E-mail: luiz.kozlowski@pucpr.br

Produção Vegetal

Fruticultura

A Unidade da Fruticultura é composta por um pomar com 5,6 ha. Este nasceu de um convênio da Secretaria de Estado da Agricultura, através da Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná), Emater (Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) e Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), com a Associação Paranaense de Cultura. O objetivo foi instituir uma "Unidade de Difusão de Tecnologia em Fruticultura" mediante a implantação de um Pomar Modelo para a Região Metropolitana de Curitiba.

O modelo de produção é o sistema adensado e as espécies implantadas são: ameixa, caqui, maçã, pêra, pêssego e quiwi.

Toda a classificação e a embalagem em caixas de 15 a 25 kg é realizada na Fazenda, uma vez que a propriedade possui uma máquina para classificação de frutas.

Lavouras anuais

Esta Unidade de produção é representada por uma área de 310,4 ha. Nela, a Fazenda produz grãos que serão consumidos na propriedade ou vendidos no mercado. O sistema de produção preponderante é o plantio direto e as principais culturas implantadas são: milho, soja, feijão, trigo e cevada. A Unidade também é responsável pela produção de forragens para os animais, tanto para servir verde (aveia preta, azevém e milheto), como conservada na forma de silagem (milho e sorgo). As suas áreas recebem anualmente inúmeros ensaios e experimentos.

Olericultura

A Fazenda explora as culturas olerícolas em uma área de 4 ha, tendo produção no campo, cultivo protegido e hidroponia.
A Unidade já possui a seguinte estrutura:

  • 2 túneis do tipo Hermano, totalizando 200 m² de área útil, com irrigação do tipo gotejamento;

  • 1 estufa metálica em arco com 175 m², para produção de mudas. Possui bancadas para bandejas de mudas, irrigação do tipo nebulização, reservatório com capacidade para 2 m³, filtro de linha e programador de turno de rega;

  • sistema completo de irrigação por aspersão convencional, contendo aspersores, linha primária, ramais e motobomba, com capacidade para irrigar até 1 ha simultaneamente;

  • sistema de captação, recalque, reserva e distribuição de água com 2 motobombas, 1 reservatório de fibra com capacidade para 50 m³, 1 reservatório à campo com capacidade para 1.000 m³, linhas de distribuição, filtro e unidade para injeção de fertilizantes líquidos.

Os trabalhos da Unidade são voltados prioritariamente para a produção visando o consumo interno da Universidade (Hospital Universitário Cajuru, creche e residência Marista) e como suporte às atividades acadêmicas.

Pastagens

Os 25 ha referente a Unidade das pastagens da Fazenda objetivam, além do cunho didático, atender os animais da Ovinocultura, Bovinocultura de Leite e Hospital Veterinário. Como espécies implantadas temos: trevo branco, trevo vermelho, trevo vesiculoso, hemarthria, tifton e pensacola, além de áreas com plantas nativas.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba