PUCPR

Sub Menu contents
Carregando..

Contato

Endereço
Fazenda Iguaçu, s/nº
Fazenda Rio Grande - PR

Tel: +55 (xx41) 3604-2105

Direção Acadêmica e de Pesquisa: Luiz Alberto Kozlowski 
E-mail: luiz.kozlowski@pucpr.br

Produção Animal

Avicultura de Corte

Esta Unidade dispõe de um galpão com 588,9 m2, construído com 3,5 m de pé direito, tesoura elevada e lanternim sobre o telhado, conforme recomendações dos técnicos da EMBRAPA, CNPSA - Concórdia. Possui também escritório e depósito.

O aviário possui 527,3 m2 e tem capacidade para até 6.000 animais. Foi construído com piso de cimento rugoso, e está sistematizado com os seguintes equipamentos:

  • 3 linhas de comedouros automáticos, tipo prato, marca Agromarau, com 45 unidades por linha;

  • silo graneleiro, marca Agromarau com capacidade de armazenamento de 14,4 t, totalmente integrado com as linhas de comedouros;

  • 4 linhas de bebedouros automático tipo nípel, marca Agromarau, com 146 unidades por linha, possuindo ainda dosador automático marca Wal, hidrômetro, filtro de linha e reservatórios com capacidade total para 3 m³;

  • sistema de controle de temperatura composto por: cortina externa em ráfia laminada; túnel interno (cortinas laterais, transversais e superiores) em ráfia laminada e 6 campânulas marca Alke, modelo Globalterm, com capacidade para 1.000 aves cada;

  • sistema de iluminação composto de 33 lâmpadas (25 W) "Timer" programável de 15 em 15 min.

O Aviário foi construído visando fomentar a pesquisa e por isto ele tem algumas características próprias, como o fato das cortinas externas serem subdivididas em 4 partes e o sistema de iluminação em 6 partes e, principalmente, o fato de permitir que se instale até 102 boxes experimentais, com 4 m2 cada.

Avicultura de Postura

Esta Unidade é composta de um galpão com 158,6 m2, e também seguiu recomendações dos técnicos da EMBRAPA, CNPSA - Concórdia. Construído com 3,1 m de pé direito, tesoura elevada e lanternim sobre o telhado. Possui escritório e depósito para rações.

O Aviário, com capacidade para até 1152 aves, possui espaço 128,5 m2, foi construído com piso de cimento rugoso, e tem os seguintes equipamentos:

  • 8 fileiras de gaiolas marca Bastos, totalizando 128 m;
    comedouro manual tipo calha;

  • bebedouro automático tipo nípel com copo;

  • Sistema de iluminação composto de 10 lâmpadas e "Timer" programável de 15 em 15 min.

Uma das filosofias da PUCPR é o processamento da produção na Fazenda. Devido isto a Unidade também possui uma estrutura para lavagem, classificação e embalagem de ovos com 66 m2 . Esta foi construída seguindo orientações do SIP, Serviço de Inspeção estadual do Paraná, para fins de certificação (em trâmite) e é dividida em quatro ambientes:

  • área para recebimento de ovos da granja, totalmente isolada por tela;

  • área de processamento, com máquina automática marca YOK, com lavagem utilizando água quente e classificação de ovos por peso;

  • sala para armazenamento de ovos embalados;

  • sala para estocagem de embalagens novas.

Bovinocultura de Leite

Esta Unidade é denominada de "Complexo da Bovinocultura Leiteira", tal a sua estrutura e modernidade das instalações. Para a categoria de animais em produção, contamos com um estábulo tipo "Free Stall", para 64 animais e sala de ordenha do tipo Carrossel Tanden marca Westfalia (inédita no estado do Paraná) para até 100 animais por hora. A ordenha é realizada duas vezes ao dia e todas as vacas em produção estão inseridas no Programa de Análise de Rebanhos Leiteiros do Paraná. As outras categorias de animais têm abrigos próprios e são distribuídas em 9 ha de pastagens.

A Unidade conta também com depósito para alimentos ensacados, depósito para feno, silos trincheira para volumosos, silos para ração à granel, garagem de máquinas e oficina para o setor, além de residências para funcionários e estagiários. Hoje o que temos em funcionamento diz respeito à primeira fase do projeto, mesmo assim o total de área construída é 1.796,8 m2. Quando alcançar a plenitude, o Complexo contará com mais de 3.700 m2. Com o decorrer dos anos a Unidade será ampliada objetivando totalizar 250 animais em produção. A base genética do rebanho é de altíssima linha. É composta por animais das raças Holandesa, variedades Preta e Branca e Vermelha e branca e Pardo-Suíço. Estes foram adquiridos tendo como base dados produtivos e genéticos fornecidos pelas Associações de Criadores das raças.
Os índices de ordenha alcançados pela Fazenda estão entre os melhores rebanhos do estado do Paraná. A qualidade do nosso leite é realmente invejável. Para nós isto é apenas, e tão somente, o resultado do cuidado que temos como a sanidade dos animais, que inicia na criação das bezerras e se completa no manejo da ordenha com os animais em produção.

Ovinocultura

Esta Unidade conta com uma moderna instalação de 405,6 m², sendo capaz de alojar até 140 animais no aprisco, além possuir uma pequena sala para estudos/estagiários, depósito e instalações sanitárias. Faz parte da Unidade uma área de 11 ha com pastagens.

A base do plantel é composta por 50 animais PO da raça Hampshire Down adultos, sendo 5 reprodutores e 45 matrizes, devidamente registrados na Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO). A Unidade também possui uma coleção de ovelhas composta por um casal de cada uma das seguintes raças: Corriedale, Karakul, Homney Marsh, Ideal e Crioula Nos próximos anos objetivamos a estabilização do rebanho da raça Hampshire Down, onde contaremos com 70 matrizes e 3 reprodutores.

Suinocultura

A PUCPR está em fase final de concretização de parcerias para desenvolver atividades, didáticas e de pesquisa na área de Suinocultura.

Criadouro de animais silvestres

A APC acreditando na potencialidade da criação comercial de animais silvestres construiu na Fazenda Experimental um criatório modelo, em parceria com o IBAMA do Paraná. Este criatório conta com recintos para pacas, emas, animais de companhia (araras, tucanos e papagaios), capivaras e porcos do mato
(catetos e queixadas). A criação das pacas é no sistema confinado. O criatório, com 276,5 m² possui capacidade para 22 animais adultos (5 machos e 17 fêmeas) e creche para desmamados. Possui também uma instalação para engorda à campo, com 144,3 m².
As emas são criadas em sistema semi-extensivo, em sete piquetes, totalizado 20.300 m² (Figura 14). Cada piquete possui uma edícula para manejo/alimentação, com 19,5 m² cada. Conta também com unidade de
incubação com 2 incubadoras e 2 nascedouros para 20 ovos, além de criadeira e ovoscópio. No final de 2008 a unidade firmou convênio com a SETI - Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior visando produzir e distribuir Emas à pequenos produtores interessados. Para isto a SETI construirá uma
creche para as emas e FEGA fará a produção de animais a partir do rebanho e tecnologia existente.
Após longos anos de combate ao tráfico nacional e internacional de aves ornamentais, o IBAMA percebeu que só com a existência de um comércio lícito, o tráfico pode acabar. A partir daí, criou-se a figura dos criadouros comerciais de animais silvestres para companhia. O escritório da Unidade está junto ao recinto das pacas, que conta também com sala para procedimentos médico-veterinários, 1 UTA (unidade de terapia intensiva); sala de estoque e preparo de alimentos e  instalações sanitárias.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba