Apresentação Promoção e Apoio Dados Catalográficos Comissões Objetivos Áreas Temáticas Local
Autores Trabalhos Mesas-redondas Comunicações Pôsteres Programação Créditos
ÍNDICE DE COMUNICAÇÕES - Página 5
Página Anterior Páginas: | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | Próxima página
EDUCERE: Políticas Públicas e Gestão da Educação
Título Autor Co-autor(es) Ver Arquivo
INCLUSÃO: AÇÕES ESCOLARES POSSÍVEIS A PARTIR DA LEGISLAÇÃO NACIONAL E DA MUNICIPAL Rosana Aparecida Silva Romero - SME/PMSP Sirleine Brandão de Souza - SME/PMSP
INFÂNCIA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL NA DÉCADA DE 1990 Adão Aparecido Molina - UEM Angela Mara de Barros Lara - UEM
LEI DARCY RIBEIRO E DIRETRIZES PARA EDUCAÇÃO DO BANCO MUNDIAL PARA A AMÉRICA LATINA Vanessa Freitag de Araújo - UEM Amanda Mendes Amude - UEM
Suzana Pinguello Morgado - UEM
MAPA DA VIOLÊNCIA ESCOLAR DE MARINGÁ, PAIÇANDU E SARANDI: O GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA PARA SUBSIDIAR A ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS Ivana Veraldo  
O ENADE E A FORMAÇÃO DOCENTE DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Camila Itikawa Gimenes  
O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA A EDUCAÇÃO Marcelo Luis Ronsoni - UFSM  
O MERCADO DA PEDAGOGIA E A PEDAGOGIA DE MERCADO: REFLEXOS DO NEOLIBERALISMO SOBRE A EDUCAÇÃO Thaís Pacievitch - PUCPR Giani Motin - PUCPR
Peri Mesquida - PUCPR
O PEDAGOGO NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA: POR UMA PERSPECTIVA POLÍTICO-PEDAGÓGICA ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO Sarita Aparecida de Oliveira Fortunato - UTP  
POLÍTICA DE ENSINO SUPERIOR: A TEORIA NA PRÁTICA DOS CURSOS SEQÜENCIAIS Irene Domenes Zapparoli - UEL  
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Vera Carmosina da Silva Mallmann - PUCPR Ana Maria Eyng - PUCPR
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR Vera Lucia Mazur Benassi - UEPG Esméria de Lourdes Saveli - UEPG
PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOPARANÁ- (1990-2005) Noeli Zanatta Milani - UNOESC  
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OBJETIVO A SER ALCANÇADO Ruth Izumi Setoguti - UEM Regina Maria Zanatta
REGIMENTO DA ESCOLA E DO CEI (CRECHE): PARTICIPAÇÃO NO PAPEL OU O PAPEL DA PARTICIPAÇÃO? Cileda dos Santos Sant'anna Perrella - USP  
VIOLÊNCIA COMO UMA EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL: SUAS MANIFESTAÇÕES E SEU ENFRENTAMENTO NO ESPAÇO ESCOLAR Denise Pasqual Schmidt - UFSM  
EDUCERE: Práticas e Estágios nas Licenciaturas
Título Autor Co-autor(es) Ver Arquivo
A DANÇA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DE ENSINO DE PROFESSORES E DE ACADÊMICOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE Fabíola Schiebelbein Capri - UEPG Silvia Christina Madrid Finck - UEPG
A ESCOLA COMO CO-FORMADORA DE FUTUROS PROFESSORES POR MEIO DO ESTÁGIO: UM CAMINHO DE POSSIBILIDADES E DESAFIOS Priscila Andrade Magalhães Rodrigues - PUC-RJ  
A PESQUISA E A PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS Eliara Zavieruka Levinski - UFP Carina Tramontina Correa - UFP
A PRÁTICA DE ENSINO NA LICENCIATURA EM FÍSICA DA UEL EM AMBIENTES DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: ATIVIDADES NO MUSEU DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE LONDRINA Marcelo Alves de Carvalho - UEL Sergio de Mello Arruda - UEL
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ALÉM DO INSTITUÍDO, A MOBILIZAÇÃO DE SABERES Rosângela de Fátima Cavalcante França - UNESP - MARíLIA  
A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS HISTÓRICAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO Osvaldo Rodrigues Júnior - UFPR  
ACESSO ÀS VAGAS NO GINÁSIO NA DÉCADA DE 60: EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA Sônia Filiú Albuquerque Lima - UEMS  
ATUAÇÃO ACADÊMICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Cynthia Adriane de Almeida - UFPR  
DILEMAS E DIFICULDADES APONTADAS PELOS ESTAGIÁRIOS DA LICENCIATURA EM FÍSICA DA UEL SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO Marcelo Alves de Carvalho - UEL Sergio de Mello Arruda - UEL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E MANIFESTAÇÕES DE SUBJETIVIDADE DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO DE LINGUA INGLESA Lusinilda Carla Pinto Martins - UNESP - MARíLIA  
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A PRÁTICA DE ENSINO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA Silvia Christina Madrid Finck - UEPG  
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: MESMOS AMBIENTES E FORMAÇÕES DIFERENCIADAS Guilherme Stival Gaspari - UTP  
O LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PROPOSIÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM UMA TURMA DE 1º ANO Carline Schröder Arend - UFSM Valmir da Silva - UFSM
PARA ONDE VÃO OS LICENCIANDOS EM QUÍMICA Elaine Gomes Matheus Furlan - PUC-SP Ossamu Hojo - UNESP - MARíLIA
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DE DOCÊNCIA EM ESTÁGIO CURRICULAR Neila Pedrotti Drabach - UFSM Natália Pergher Miranda
PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Gabriela Chicuta Ribeiro Maria Regina Ferreira da Costa
PROCESSOS FORMATIVOS E ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA/CE/UFSM: REFLEXÕES E ENCAMINHAMENTOS Neridiana Fabia Stivanin - UFSM Helenise Sangoi Antunes - UFSM
UMA INVESTIGAÇÃO COLETIVA ACERCA DO USO DA CÓPIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Nájela Tavares Ujiie - UEPG  
EDUCERE: Profissionalização Docente e Formação
Título Autor Co-autor(es) Ver Arquivo
A DISCIPLINA DE PEDAGOGIA E DIDÁTICA EM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA Maria Aparecida de Oliveira Freitas - UNIFESP Sylvia Helena Souza da Silva Batista - UNIFESP
Isabel Cristina Kowal Olm Cunha - UNIFESP
A EDUCAÇÃO DO SUFICIENTE E AS IMPLICAÇÕES PARA A ATUAÇÃO DO EDUCADOR Claudia Cristina Lopes Machado - UNIFAE Janaina Kether Campos Piedade - UNIFAE
Lucia Izabel Czerwonka Sermann - UNIFAE
A ESCRITA DA MONOGRAFIA COMO ESTRATÉGIA E INSTRUMENTO DE PESQUISA NO CURSO DE PEDAGOGIA Ana Valéria de Figueiredo-da-costa - UNESA  
A FORMAÇÃO BÁSICA INICIAL PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA: ANÁLISE DAS MATRIZES CURRICULARES DE INSTITUIÇÕES FORMADORAS DA CIDADE DE CURITIBA Maria Iolanda Fontana  
A FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO NA CIDADE DE CURITIBA Glauce Maris P. Barth - SED Sivonei Karpinski Hidalgo
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A TEORIA SOCIOLÓGICA DE PIERRE BOURDIEU: INTERFACE POSSÍVEL PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO Cristina Carta Cardoso de Medeiros - UFPR  
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA PROPOSTA DESAFIADORA PARA A EDUCAÇÃO Maria Terezinha Pacco Valentini - UNICENTRO  
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: A DOCÊNCIA E A TAREFA SÓCIO-POLÍTICA DA EDUCAÇÃO Makeliny Oliveira Gomes Nogueira - PUC-SP  
A FORMAÇÃO DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO SOB O PRISMA DA ÉTICA Maura Maria Morita Vasconcellos - UEL  
A FORMAÇÃO DO EDUCADOR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA Elisabeth Christmann Ramos - UFPR Cristiane Fellini - UFPR
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO FACE À AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO: NOVOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES Neura Maria Weber Maron - SME-CURITIBA  
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL Ana Lucia dos Santos - PUCPR Joana Paulin Romanowski - PUCPR
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: TENDÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS Simone Regina Manosso Cartaxo - PUCPR Pura Lucia Oliver Martins - PUCPR
A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O TRABALHO COM FAMÍLIAS Claudia Cristina Garcia Piffer Lopes - FCT/UNESP-PP Célia Maria Guimarães - FCT/UNESP-PP
A FORMAÇÃO E OS PERCURSOS DE UMA PROFESSORA-ALFABETIZADORA NO TOCANTINS Luciano Almeida Ferreira - UCB  
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO Ilze Maria Coelho Machado - SME-CURITIBA Helena Leomir de Souza Bartnik - UP
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O TRABALHO COM ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL EM LIBERDADE ASSISTIDA Ivani Ruela de Oliveira Silva - UNESP - RIO CLARO Leila Maria Ferreira Salles - UNESP - RIO CLARO
A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NOS TIPOS E CRITÉRIOS DE CORREÇÃO TEXTUAL DOS PROFESSORES NÃO-NATIVOS DE LINGUA INGLESA Cintia Melly Santana da Silva Ambrosino - PUCPR Claudia Flauzino de Almeida
Gilsa Caetano Schmidlin
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO ESCOLAR: QUESTÕES DA PRÁTICA DOCENTE Anderléia Sotoriva Damke Josiane Peres Gonçalves - UNIDERP
Maria Lidia Sica Szymanski
Marciana Pelin Kliemann - UNIPAN
A LITERATURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Caroline Carvalho - UNIVALI Adair de Aguiar Neitzel - UNIVALI
A PESQUISA EM ARTE E SOBRE ARTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR Josélia Schwanka Salomé - UNICAMP Renato Torres
A PESQUISA NA PRÁTICA EDUCATIVA NA VISÃO DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FCT-UNESP DE PRESIDENTE PRUDENTE Vanessa Ribeiro Andreto Meira Andreia Cristiane Silva Wiezzel - FCT/UNESP-PP
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO DOCENTE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA ATUAR EM SAÚDE PÚBLICA Lidia Dalgallo Zarpellon - UEPG Joana Paulin Romanowski - PUCPR
A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Rosilei Ferrarini  
A PROFESSORALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: A DOCÊNCIA EM CARÁTER SUBSTITUTIVO COMO PROCESSO FORMATIVO Ana Carla Hollweg Powaczuk - UFSM Doris Pires Vargas Bolzan - UFSM
A PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA VOZ DOS PROFESSORES, DA REDE ESTADUAL, DE JOAÇABA Ortenila Sopelsa - UDESC Marilena Zanoello Detoni - UNOESC
A QUALIDADE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O QUE ESTÁ SENDO PESQUISADO Josimar de Apercido Vieira - UNOCHAPECÓ  
Página Anterior Páginas: | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | Próxima página