SEGUNDA - FEIRA : 03 DE OUTUBRO DE 2011

Credenciamento

Recepção

19h30

ABERTURA - Momento Cultural - Participação do Coral Champagnat  - Rosemeri Paese (Maestrina)

CONFERÊNCIA: Antropologia dual: história, filosofia e teologia.
Profª. Drª. Ângela Ales Bello (Pontifícia Universidade Lateranense – Roma).

Debatedor: Prof. Dr. Clodovis Boff

Coquetel

TERÇA – FEIRA : 04 DE OUTUBRO DE 2011

08h30

PAINEL 1 – GÊNERO E SAGRADA ESCRITURA

Coord.: Prof. Dr. Luiz Alexandre Solano Rossi
Prof. Dr. Vicente Artuso (PUCPR) - Bíblia e Gênero: fundamentos  na teologia da criação e na prática de Jesus.
Prof. Dr. Haroldo Reimer (PUC- GO). Gênero na construção do imaginário sobre Deus no antigo Israel.
Profª Drª Aparecida Turolo Garcia (Irmã Jacinta) – Enfoques de Antropologia e Teologia  em Edith Stein  - na obra- A mulher - sua missão na ordem da natureza e da graça.

PAINEL 2 – GÊNERO E CORPO

Coord.: Profª Drª Mary Rute Gomes Esperandio

Prof. Dr. Marcio Luiz Fernandes (PUCPR) – A perspectiva da antropologia dual em Angela Ales Bello.
Prof. Dr. André Sidnei Musskopf  (EST)- Sanguinea e carvão: Arte e teologia no corpo.
Profª. Drª Elizabeth Almeida do Amaral – (AJB e IAAP) O Corpo simbólico.

PAINEL 3 – GÊNERO E EDUCAÇÃO

Coord.: Prof. Dr. Sergio Rogério Azevedo Junqueira
Prof. Dr. Sergio Rogério Azevedo Junqueira (PUCPR)- Sexualidade e Religião.
Profª. Drª Emerli Schlögl  (EMBAP) - Mito e espaço na representação de gênero.
Prof. Dr. Uipirangi Franklin da Silva Câmara (Faculdade Teológica Batista do Paraná) - Masculinidades e Feminilidades: Representações Contemporâneas de Gênero no Contexto Educacional.

10h às 10h30

10h30 às 12h

14h às 15h30

PAINEL 1 – ÉTICA E RELAÇÕES DE GÊNERO

Coord.: Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida

Prof. Dr. Bortollo Valle (PUCPR) – Gênero e diversidades.
Prof. Dr. José Neivaldo de Souza (CEPAR) – Família, ética e novos desafios.
Profª. Drª Marlene Tamanini (UFPR)  - Genereficação, ciência e ética  em contextos  da experiência reprodutiva  hoje.

PAINEL 2 – ARTE E GÊNERO

Coord.: Prof. Dr. Marcio Luiz Fernandes
Profª Drª Sonia Lyra (ICHTHYS Instituto de Psicologia e Religião) - A fantasia idílica do feminino, inspirada na apresentação da morte do cisne de John Lennon da Silva.
Profª Drª Cleusa Gomes da Silva (UFPR) – Trajetória de Lina Bo Bardi na arte brasileira.
Profª Drª Regina Maria Przybycien (UFPR). Outras histórias: as mulheres re-escrevem a tradição.

PAINEL 3 – BIOÉTICA E VULNERABILIDADES

Coord.: Prof. Dr. Waldir Souza

Prof. Dr. Mário Antonio Sanches (PUCPR) – Bioética e reprodução assistida
Profª Drª Tereza Rodrigues Vieira (UNIPAR) - Aborto: aspectos bioéticos e jurídicos.
Profª Drª Liliana Maria Labronici (UFPR) - Vulnerabilidade feminina diante do aborto e o cuidado.

15h30 às 16h

19h30

MOMENTO CULTURAL - Performance com o Grupo de Teatro Tanahora/PUCPR - Direção: Laercio Ruffa.

20h às 21h30

Conferência – Gênero e interpretação da Sagrada Escritura: Identidade, espiritualidade e imaginários.
Profª Drª Ivoni Richter Reimer  (PUC/GO).

Debatedor: Prof. Dr. Vicente Artuso

QUARTA-FEIRA: 05 DE OUTUBRO DE 2011

08h30

PAINEL 1 – GÊNERO E PROCESSOS MIGRATÓRIOS

Coord.: Profª Andréia Cristina Serrato

Profª Drª Valburga Schmiedt Streck (EST) - Migração e Gênero: interpelações para o cuidado num contexto intercultural.
Profª Drª Ida Cristina Gubert (UFPR) - Os Distúrbios do desenvolvimento sexual.
Profº MS. Joelson Juk (UNIANDRADE - Campus Bom pastor)  - A fragilização do masculino e a crise do sentido da identidade.

PAINEL 2 – HISTÓRIA E IDENTIDADES

Coord.: Prof. Dr. Wilson Maske
Profª Dr.a Maria Cecília Barreto Amorim Pillar  (PUCPR) – Mística e Alimento (séculos XII a XVI): o controle do corpo feminino como estratégia para tocar Deus.
Profª Drª Nádia Maria Guariza (UFPR) - O fazer-se mulher em comunidade: "uma matemática sensível".
Profº Ms. Ezequiel Westphal  (UFPR) -  Entre o discurso teológico e a ação pastoral das CEB’s na Arquidiocese de Curitiba: memória, identidade e novas dinâmicas nas orientações pastorais (1980/1990).

PAINEL 3 – GÊNERO, E HIV/AIDS

Coord.: Profª Ms. Jaci de Fátima Souza Candiotto

Profª Drª Clélia Peretti (PUCPR) – HIV/AIDS e Gênero: Teologia da experiência.
Profª Ms. Leide Sanches (FPP) – HIV/AIDS e Movimentos Sociais
Profª Drª Rosiane Zibetti  (FPP) –  Terapia anti-retroviral  e efeitos colaterais para portadores de HIV/AIDS.

10h às 10h30

10h30 às 12h

14h às 15h30

PAINEL 1PASTORAL E ESPIRITUALIDADE

Coord.: Prof. Dr. Agenor Brighenti
Prof. Ms. Cesar Kusma (PUCPR) - Pastoral e Espiritualidade e questões de gênero na perspectiva de Jürgen Moltmann.
Prof. Elcio Alberton – Liturgia e espiritualidade: Relações de gênero  e compromisso social.
Profª MS. Andréia Cristina Serrato - Livres para amar: Experiência Espiritual e práxis em Simone Weil e Inácio de Loyola".

PAINEL 2 - GÊNERO E FAMÍLIA

Coord.: Prof. Dr. Antonio José de Almeida

Prof. Dr. Waldir Souza  (PUCPR) - Vulnerabilidade: elemento de comunhão e estética na relação familiar.
Prof. Clovis Amorin (PUCPR) - Família gênero e a difícil compreensão da travesti.
Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida (PUCPR). Família, Instituição e Subjetividade numa Perspectiva Ético-Teológica.

PAINEL 3GÊNERO E SUBJETIVIDADE

Coord.: Prof. MS. Sergio Barbosa Rodrigues
Profª Drª Mary Rute Gomes Esperandio (PUCPR) –  Bioidentidades, gênero e teologia.
Prof. Drª Esalba Maria Carvalho Silveira (PUCRS)–Transexualidade e a Construção Social  da Identidade de Gênero.
Profª Drª Joanneliese de Lucas Freitas (UFPR) – Corporeidade e expressões.

15h30 às 16h

MOMENTO CULTURAL – Lançamento do Livro: Editora Champagnat PUCPR

Filosofia do gênero em face da Teologia. Espelho do passado e do presente em perspectiva do amanhã (Clélia Peretti- Org.)

20h às 21h30

CONFERÊNCIA  - Questões de Gênero: agenda mínima.

Prof. Dr. Mário Antonio Sanches –(PUCPR)

Debatora: Profª Ms. Jaci de Fátima Souza Candiotto (PUCPR)

21h30

Encerramento